CPI da Covid quer explicações sobre gabinete paralelo
Randolfe Rodrigues pediu a convocação de Osmar Terra
A CPI da Covid deve mudar o foco da investigação para o gabinete paralelo de orientações do presidente da República no que diz respeito ao combate à pandemia de Covid-19. nesta semana, reportagem revelou a presença do deputado Osmar Terra (MDB-RS) em que aparece ao lado de outros médicos defendendo medidas diferentes das ações tomadas por outros países e fora de orientações de entidades sanitárias
O vice-presidente da CPI da Pandemia, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), apresentou na sextafeira (4) requerimentos de convocação para que o deputado federal Osmar Terra (MDB-RS) e o médico Paolo Zanotto se expliquem à comissão. A motivação para os requerimentos foi o vídeo divulgado pela imprensa que mostraria reunião de um suposto “gabinete paralelo” ao Ministério da Saúde, cujo objetivo seria aconselhar o presidente Jair Bolsonaro sobre a pandemia. Segundo Randolfe, o vídeo seria “a prova definitiva da existência do gabinete paralelo”.
no vídeo divulgado pelo site de notícias Metrópoles aparecem o virologista Paolo Zanotto, a médica nise Yamaguchi, o deputado federal Osmar Terra (ex-ministro da Cidadania no governo Bolsonaro) e o próprio Jair Bolsonaro. Osmar Terra é chamado pelo presidente de “padrinho” e “assessor”. no vídeo, há falas de ressalva ao uso da vacina e de defesa da hidroxicloroquina. Os participantes da reunião não usavam máscaras.