Caiado se manifesta a favor do uso de urnas eletrônicas
Governador disse, em entrevista coletiva, que “Não se pode de última hora mudar a mecânica de voto” .
O governador Ronaldo Caiado (DEM), se manifestou na tarde desta quinta-feira (22/07) a favor do uso das urnas eletrônicas nas eleições de 2022. “Não se pode de última hora mudar a mecânica de voto”, disse o governador em entrevista coletiva.
Para o governador, existe dificuldade na implementação de um novo formato de votação no país em um período tão curto. “Quanto mais diante de um ano que já é o ano que antecede o processo eleitoral. Se tiver algum interesse em fazer alguma modificação, que seja feito com antecedência de no mínimo três anos a cada pleito” disse.
“As minhas derrotas foram antes de 1994 e naquela época ainda era o voto em cédulas. Desde lá (com a urna eletrônica), eu posso lhe dizer que não tenho nada que possa contrariar a maneira que as eleições acontecem em nosso país”, concluiu.
Voto impresso
O voto impresso é uma das promessas de campanha do presidente Jair Bolsonaro (Sem partido), que vem atacando o sistema eleitoral vigente. Um Projeto de Emenda Constitucional (PEC), para alterar o sistema foi apresentada na Câmara dos Deputados, porém, uma data para a votação do mérito ainda não foi agendada.
Nas últimas semanas, Bolsonaro vem atacando o sistema eleitoral que o elegeu. Alegando fraudes, o presidente critica que falta transparência no sistema, mas sem apresentar evidências.