O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
Lava Jato

Ação em que Serra era réu por lavagem de dinheiro em conta na Suíça é suspensa

Segundo acusações, contas tinham filha do senador como beneficiária e foram abastecidas com dinheiro de suposta propina da Odebrecht

Postado em 25 de agosto de 2021 por Maria Paula Borges
Ação em que Serra era réu por lavagem de dinheiro em conta na Suíça é suspensa
Segundo acusações

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, suspendeu uma ação penal na qual o senador licenciado José Serra (PSDB-SP) era réu sob acusação de lavagem de dinheiro em contas na Suíça e mandou anular as provas obtidas as quebras de sigilo contra o tucano. A ação foi apresentada em julho do ano passado pela força-tarefa da Lava Jato de São Paulo.

A filha de Serra, Verônica Serra, também era alvo da ação. Segundo acusações, ela era a beneficiária das contas na Suíça que foram abastecidas com dinheiro de suposta propina da Odebrecht.

O ministro do STF determinou o trancamento da ação, que ocorria na 6ª Vara Criminal da Justiça Federal de São Paulo. Argumentou que a ação contra Serra deveria tramitar na Justiça Eleitoral, por envolver supostos pagamentos de propina relacionados à obra do Rodoanel com base na delação premiada da Odebrecht.

De acordo com Gilmar Mendes, uma decisão anterior do STF já havia enviado para a Justiça Eleitoral as investigações do caso do Rodoanel, por isso o caso deveria ser tramitado naquele juízo. A denúncia contra o senador abordava apenas o crime de lavagem de dinheiro por meio de pagamentos da Odebrecht em conta no exterior, sem classificar o crime de corrupção.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também