‘Não adianta ficar sentado chorando’, diz Guedes sobre preço alto da conta de luz
Segundo ele, a taxa extra deverá ser aumentada mais uma vez devido à crise hídrica.
O ministro da Economia Paulo Guedes voltou a se manifestar nesta quinta-feira (26/08) sobre a alta da conta de energia. Segundo ele, a taxa extra deverá ser aumentada mais uma vez devido à crise hídrica, e “não adianta ficar sentado chorando”.
A declaração foi dada nesta manhã, em uma audiência pública no Senado. Durante o lançamento da Frente Parlamentar do Empreendedorismo, na Câmara dos Deputados, nesta quarta (25), ele já havia dito: “Qual é o problema agora que a energia vai ficar um pouco mais cara porque choveu menos?”.
“Vamos ter que enfrentar o problema do choque hídrico, isso vai causar perturbação, empurra inflação um pouquinho pra cima, BC tem que correr um pouco mais atrás da inflação, mas nós vamos enfrentar essa crise”, havia comentado.
Hoje, ele voltou a defender o aumento de preço. “Temos de enfrentar a crise. Vamos ter de subir a bandeira, a bandeira vai subir. Vou pedir aos governadores para não subir automaticamente [o ICMS da energia elétrica], eles acabam faturando em cima da crise. Temos de enfrentar, não adianta ficar sentado chorando”, disse Guedes.