TRE-GO cassa mandato de prefeito e vice de São Simão
Os juízes do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), por unanimidade, cassaram os diplomas de Francisco de Assis Peixoto (PSDB) e Fábio Capanema de Souza, respectivamente prefeito e vice de São Simão. A decisão da Corte foi tomada durante sessão virtual. Antes da diplomação dos dois políticos, o Ministério Público Eleitoral de Goiás (MPEGO) encontrou […]
Os juízes do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), por unanimidade, cassaram os diplomas de Francisco de Assis Peixoto (PSDB) e Fábio Capanema de Souza, respectivamente prefeito e vice de São Simão. A decisão da Corte foi tomada durante sessão virtual.
Antes da diplomação dos dois políticos, o Ministério Público Eleitoral de Goiás (MPEGO) encontrou com um recurso, em dezembro do ano passado, contra a expedição de diploma de vice-prefeito eleito para Fábio Capanema de Souza, e também ao prefeito eleito, Francisco de Assis Peixoto.
Na época, o promotor eleitoral Fabrício Lamas Borges da Silva lembrou que Fábio Capanema estava com os direitos políticos suspensos por oito anos, em razão de condenação por improbidade administrativa.
Na ação, o vice-prefeito quando era presidente da Câmara Municipal de São Simão usou um veículo público oficial para fazer compras em um shopping de Uberlândia (MG) na companhia da namorada e de uma amiga.
Já neste ano, o prefeito Francisco de Assis Peixoto foi denunciado pelo Ministério Público de Goiás (MPGO) pelos crimes de importunação sexual e tentativa de adquirir e distribuir pornografia infantil.
No mês passado, os mandatos de ambos foram cassados pela Câmara. Dos 11 vereadores, nove votaram a favor e dois contrários.
Prisão
Pelas acusações de abuso sexual, Francisco de Assis chegou a ser preso preventivamente, mas responde às acusações em liberdade. A reportagem não conseguiu localizar a defesa dois. O espaço segue aberto para manifestações.