O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 23 de novembro de 2024
Situação crítica

Confronto na Terra Indígena Sararé resulta em cinco mortos

Situação preocupa autoridades

Postado em 29 de setembro de 2024 por Yago Sales

Um confronto na Terra Indígena Sararé, em Pontes e Lacerda, no Mato Grosso, terminou tragicamente na madrugada deste sábado (28). O tiroteio deixou cinco mortos e gerou preocupação na região.

Durante uma fiscalização na área invadida por garimpeiros, seguranças armados dos garimpeiros trocaram tiros com policiais da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e agentes do Ibama.

Os agentes fiscalizavam atividades ilegais e, ao chegarem ao local, enfrentaram resistência. Assim, a troca de tiros resultou na morte de cinco indivíduos ligados aos garimpeiros. Importante ressaltar que, felizmente, nenhum policial ou fiscal ficou ferido durante o confronto.

No local, as autoridades apreenderam armamentos pesados, incluindo um fuzil, uma submetralhadora, duas pistolas e uma espingarda calibre 12, além de carregadores e munições. Portanto, as apreensões evidenciam a gravidade da situação e a necessidade de medidas mais rigorosas.

Além disso, a operação demonstra o compromisso das autoridades em combater o garimpo ilegal na região. Por fim, as ações de fiscalização continuam sendo essenciais para garantir a segurança e a proteção ambiental.

Leia mais: Suspeitos de roubo morrem em confronto durante perseguição aérea em Goianira

Paralelamente, o Ibama destruiu 30 escavadeiras, 22 caminhonetes, dois caminhões e uma pá-carregadeira. Eles também removeram seis motocicletas e cerca de cinco mil litros de combustíveis, além de motores e equipamentos de 25 acampamentos.

Esse incidente ocorre apenas cinco dias após uma chacina que resultou na morte de quatro pessoas na mesma Terra Indígena Sararé. Entre as vítimas estavam um homem de 33 anos e sua esposa, de 20. A região, com 67 mil hectares, enfrenta sérios problemas relacionados ao garimpo ilegal. Vários grupos Nambiquaras habitam essa área, e a violência vem aumentando.

Portanto, a situação na Terra Indígena Sararé continua crítica. As autoridades enfrentam grandes desafios para preservar a segurança e os direitos dos povos indígenas.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também