Inundações no Nepal matam quase 200 pessoas
O número de mortos subiu para 193, com pelo menos 31 pessoas ainda desaparecida
Grandes inundações e deslizamentos de terra provocadas por intensas chuvas no Nepal resultaram na morte de quase 200 pessoas e na destruição generalizada em diversas regiões do país. De acordo com as autoridades locais, o número de mortos em decorrência das inundações e deslizamentos de terra durante a temporada de monções subiu para 193, com pelo menos 31 pessoas ainda desaparecidas e um número significativo de feridos. Imagens recentes mostram a devastação causada pelas enchentes, que atingem diversas áreas do Himalaia.
Os desastres naturais interromperam quase um terço do fornecimento de energia do país e bloquearam estradas principais, incluindo as que conectam a capital, Katmandu, ao restante da nação, conforme relatado pela polícia.
Maya Hhapa Magar, residente de Balkhu, um subúrbio de Katmandu, teve uma experiência aterrorizante. “Eram por volta das 4:30 da manhã. A enchente entrou aqui e levou tudo. Tudo está destruído. Não temos nada para comer. Pelo menos conseguir escapar e nos salvar”, contornou.
Esta intensa experiência não era registrada no Nepal há mais de uma década, com algumas regiões até 322,2 mm de chuvas nos últimos dias. Rajesh Kumar Maharjan, morador de Lalitpur, comentou sobre o nível das águas: “Comparado ao ano passado, o nível da água aumentou. Atingiu o nível mais alto. Eu tinha visto uma enchente daquelas há cerca de 15 a 20 anos. Essa enchente é algo inimaginável para nós”. Desde o início de junho, o Nepal tem experimentado chuvas superiores à média, agravando a situação já crítica.