O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 23 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Dança das cadeiras

Mãe da vereadora Sabrina Garcez, Cida Garcez assume lugar de Dra. Cristina na Prefeitura de Goiânia

Nova titular da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas ocupava cargo comissionado na Saúde

Postado em 28 de abril de 2022 por Augusto Diniz

A ex-vereadora Cida Garcez assumiu oficialmente nesta quinta-feira (28/4) o cargo de secretária municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA) de Goiânia. A nomeação de Cida na pasta que era ocupada pela também ex-vereadora Dra. Cristina Lopes (PDT) foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial do Município (DOM).

Cida Garcez, que é mãe da vereadora Sabrina Garcez (Republicanos) e ocupou uma cadeira na Câmara de Goiânia até janeiro de 2017, estava no cargo comissionado de assessora especial técnica II (AET-II) na Secretaria Municipal de Saúde até essa quinta-feira. A mudança de cargo na gestão do prefeito Rogério Cruz (Republicanos) foi oficializada com a publicação do Decreto Municipal número 1.647, de 27 de abril de 2022.

A filha, Sabrina, foi reeleita vereadora em novembro de 2020 pelo PSD e apoiou o senador Vanderlan Cardoso (PSD) no pleito contra a chapa de Rogério Cruz, que tinha como candidato eleito a prefeito o ex-governador Maguito Vilela (MDB). Cruz assumiu a Prefeitura de Goiânia com a morte de Maguito em decorrência de sequelas causadas pela covid-19 no dia 13 de janeiro 2021.

Em duas votações que geraram questionamentos da população da capital, Sabrina Garcez se aproximou bastante da base do prefeito. Na primeira das propostas do Executivo, a vereadora foi relatora do novo Código Tributário de Goiânia, que instituiu, entre as novidades, a nova base de cálculo do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). O projeto foi aprovado pela Câmara em 20 dias no mês de setembro do ano passado.

Plano Diretor e IPTU

Depois, Sabrina se tornou relatora na Comissão Mista da revisão do Plano Diretor. A parlamentar adotou postura de defensora do projeto reenviado ao Legislativo da capital por Rogério Cruz. Apesar de todo o desgaste, inclusive com críticas sofridas pela vereadora em apoiar a aprovação da proposta, o novo ordenamento urbano de Goiânia passou na Câmara em fevereiro. No dia 4 de março, o prefeito sancionou a nova lei.

A ex-titular da SMDHPA, Dra. Cristina Lopes, se filiou ao PDT para se tornar pré-candidata a deputada federal. Em 2020, depois de briga com o PL na Justiça, conseguiu concorrer ao cargo de prefeita em Goiânia. Terminou a disputa no primeiro turno em sétimo lugar. No ano seguinte, foi convidada pelo ex-colega de Câmara Municipal Rogério Cruz para assumir a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas, assim como outros ex-vereadores da capital que não foram eleitos.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também