O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 23 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Defesa Agropecuária

Deputados conseguem perdão fiscal para mais de 50 mil produtores goianos

Punição “injusta” pela não emissão da GTA foi derrubada pela Alego

Postado em 12 de maio de 2022 por Felipe Cardoso

Foi promulgada pela Assembleia Legislativa na última quarta-feira, 11, a lei que isenta mais de 50 mil produtores rurais goianos do pagamento de multas em transações de transporte animal. A conquista é resultado de uma luta antiga travada pelos deputados Amauri Ribeiro (UB) e Helio de Sousa (PSDB).

O assunto foi extensamente comentado durante o último encontro dos parlamentares. Amauri lembrou, por exemplo, que as 350 mil autuações foram aplicadas na gestão passada, entre os anos de 2014 e 2017, em função da emissão da Guia e inexistência de nota fiscal das operações. 

O problema levou à negativação dos nomes dos produtores nos serviços de proteção ao crédito. “Nenhum desses produtores sonegou um centavo de imposto. Esses produtores tiveram, agora, seu direito garantido”, disse.

Já o peessedebista, que é coautor do projeto que resultou na suspensão dessas cobranças, disse que a lei corrige um erro grave contra o segmento. Ambos lembraram que devido a burocracia estatal, os produtores emitiam as guias de transporte animal sem que isso gerasse a correspondente nota fiscal, o que gerou “multas injustas”. 

A lei foi assinada pelo deputado e presidente da Casa de Leis, Lissauer Vieira (PSD). Ela altera a Lei nº 11.651, de 26 de dezembro de 1991, que institui o Código Tributário do Estado de Goiás de maneira a perdoar as pendências junto à Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa).

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também