O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 23 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Chapa Eleita

TSE cassa vice-prefeito de Goianésia por substituição fora do prazo

Prefeito do município, no entanto, foi mantido no cargo

Postado em 19 de maio de 2022 por Felipe Cardoso

Em decisão que cassou o vice-prefeito de Goianésia, João Pedro Almeida Ribeira, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reconheceu a possibilidade de cisão da chapa em eleições majoritárias municipais. O acórdão recebeu maioria de votos.

No pleito, foi eleito Leonardo Silva Menezes, o Leozão do Renatão. O caso pediu a cassação da chapa eleita em 2020, uma vez que o vice original era Aparecido Bernardo Costa, que foi substituído por João Pedro após ter o registro negado. O anúncio ocorreu seis dias antes da disputa.

A coligação adversária, então, disse que houve violação ao artigo 13, parágrafo 3º, da Lei nº 9.504/1997, que prevê a possibilidade de substituição de candidatos até 20 dias antes do pleito. Além disso, apontou o princípio da indivisibilidade da chapa, conforme o artigo 91 do Código Eleitoral.

O relator no TSE, ministro Benedito Gonçalves, entendeu que houve troca de candidato fora do prazo. Entretanto, ele aceitou, neste caso, a divisibilidade da chapa. Segundo ele, para garantir a vontade do povo nas urnas. Assim, o prefeito Leozão foi mantido.

O julgamento chegou a ser suspenso, pois a ministra Maria Claudia Bucchianeri pediu vista. Para ela, quando devolveu o processo, haveria possibilidade, em hipóteses excepcionalíssimas, calibrar o prazo de troca de candidatos, se não ficasse comprometida a transparência, publicidade, conhecimento pleno do eleitor e possibilidade técnica de adequação das urnas.

Presidente do TSE, Edson Fachin divergiu das duas vertentes. Para ele, a cisão não seria possível, exceto em caso de fraude praticada por um dos integrantes para finalizar o outro membro da chapa. No fim, a decisão foi manter o mandato do prefeito e cassar o vice, sem anular a chapa.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também