Sem Lula e Bolsonaro, CNN Brasil não terá debates
Segundo a companhia, o encontro não refletiria a corrida presidencial sem os dois primeiros colocados nas pesquisas
A CNN Brasil não terá debates, porque os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) não confirmaram as presenças. O documento interno com informação foi divulgado pelo UOL.
Os debates estavam previstos para 6 de agosto e, em possível segundo turno, 3 de outubro. Segundo a companhia, o encontro não refletiria a corrida presidencial sem os dois primeiros colocados nas pesquisas.
Ainda assim, a emissora afirma que estuda formar um consórcio temporário com outros veículos para realizar o evento. “As premissas para a definição desse formato são o compromisso de todos os veículos com o sistema democrático e com a total imparcialidade diante do cenário político polarizado.”
A equipe de Lula, ao UOL, informou querer o debate em formato consórcio. “Propusemos a realização de 3 debates em formato de pool e seguimos com essa proposta.” Já o grupo de Bolsonaro não se manifestou. Segundo apurado, ele deve faltar a estes encontros.
Terceiro colocado nas pesquisas, Ciro Gomes lamentou a decisão no Twitter. “Para mim será uma grande decepção se a CNN Brasil, que nasceu com o propósito de ser plural, deixar o seu público sem um debate.”
Ainda segundo ele, “a democracia corre mais riscos e sofre mais danos com o silêncio da mordaça do que com os latidos de cão desdentado, como os de Bolsonaro, no seu show patético no Maracanãzinho”.