33 políticos com mandato disputam cargos mais “fáceis” neste pleito
Na lista, consta o vice-governador de Goiás Lincoln Tejota (União Brasil), que este ano disputa a Assembleia Legislativa do Estado
Levantamento do Poder360 indica que 33 políticos com mandatos, dos 28.967 candidatos nas eleições deste ano, concorrerão a cargos considerados mais fáceis (que exigem menos votos). Na lista, consta o vice-governador de Goiás Lincoln Tejota (União Brasil), que este ano disputa a Assembleia Legislativa do Estado (Alego).
Vale citar, desde o ano passado o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) anunciou que seu vice mudaria. Ele escolheu o presidente estadual do MDB Daniel Vilela, que foi adversário dele em 2018.
Sem espaço, Lincoln optou por disputar cargo de deputado estadual. O atual vice de Caiado, que tem 38 anos, esteve no parlamento goiano de 2011 a 2018. Há quatro anos, a chapa em que ele foi vice foi eleita em primeiro turno com 1,7 milhão de votos.
Outros nomes
Outros que trocaram para cargos “menores” foram o vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos-RS), que optou – após Bolsonaro (PL) escolher Braga Netto (PL) – pelo Senado e o senador José Serra (PSDB-SP), que resolveu disputar a Câmara Federal. Confira a lista completa a seguir.