Por risco de invasão, PM do Distrito Federal antecipa bloqueio da Esplanada dos Ministérios
O bloqueio das pistas do Eixo Monumental estava previsto para ser feito apenas no dia 6, véspera das comemorações do 7 de Setembro
A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) antecipou para a noite de segunda-feira (5/9) a interdição das vias que dão acesso ao Congresso e à Praça dos Três Poderes. O argumento é o risco e invasão da Esplanada dos Ministérios por caminhões e outros veículos pesados de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL).
O bloqueio das pistas do Eixo Monumental estava previsto para ser feito apenas no dia 6, véspera das comemorações do 7 de Setembro, mas um desfile de caminhões e ônibus buzinando pela Esplanada na noite desta segunda-feira fez com que a PM se adiantasse o plano da interdição.
Leia também: A um mês das eleições, Bolsonaro mobiliza evangélicos, ruralistas e empresários no 7 de setembro
No ano passado, na véspera de 7 de Setembro, caminhões estacionados na Esplanada um dia antes do bloqueio da segurança causaram receio nas forças de segurança por conta do risco de invasão da praça dos Três Poderes.
A interdição da avenida que dá acesso à Esplanada conta com patrulhamento de veículos da Polícia Militar. Além de sinalização também foram levados blocos de concreto para impedir a passagem de automóveis de grande porte. Um grupo de policiais foi destacado para montar guarda no local para evitar invasões durante a noite.