Com apenas 22% das crianças imunizadas, Goiânia prorroga vacinação contra poliomielite
O índice de 95% do público-alvo imunizado é o patamar necessário para que a população seja considerada protegida
Após pronunciamento oficial do Ministério da Saúde, Goiânia vai prorrogar a vacinação contra poliomielite até 30 de setembro. O objetivo da campanha, iniciada em 8 de agosto, era alcançar cobertura vacinal igual ou maior que 95% para a vacina poliomielite na faixa etária de 1 a 4 anos de idade. Na capital, até o momento, apenas 22,86% das 76.884 crianças da capital que estão nesta faixa etária tomaram a vacina que previne a paralisia infantil.
De acordo com a pasta, o índice de 95% do público-alvo imunizado é o patamar necessário para que a população seja considerada protegida.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibiliza a vacina em 72 salas diariamente. Nos finais de semana e feriados, a vacinação ocorre no Centro Municipal de Vacinação (CMV) e no Ciams Urias Magalhães, com doses disponíveis todos os dias.
O Brasil recebeu o certificado da Organização Mundial de Saúde (OMS) como país livre da doença em 1994, mas especialistas além sobre o risco da doença retornar para o país, como já ocorreu nos Estados Unidos.
Leia também: Municípios brasileiros têm alto risco de desenvolver poliomielite
Vacina
No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferta duas vacinas diferentes contra a pólio: a inativada e a atenuada. A vacina inativada deve ser aplicada via injeção intramuscular, em bebês de 2, 4 e seis meses de idade. Após o esquema primário, feito com a vacina inativada, são necessários dois reforços, feitos com a vacina atenuada, em forma de gotinhas. O primeiro reforço é feito aos 15 meses e o segundo reforço, aos 4 anos de idade.
Campanha de multivacinação
O Ministério da Saúde prorrogou também a campanha de multivacinação, que acontece de maneira concomitante à da poliomielite. A campanha busca incentivar a atualização da caderneta de vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. Estão disponíveis 18 vacinas que compõem o calendário nacional de vacinação.