Goiás registra aumento de 60% na busca por auditoria empresarial no fim de ano, relatam especialistas
Ferramenta tem se popularizado no combate à corrupção e fraudes corporativas
Final de ano é a época em que as empresas voltam suas atenções ao fechamento do balanço anual. Diante deste cenário já esperado, uma perspectiva que tem chamado bastante atenção dos especialistas: o aumento na busca por auditoria empresarial a partir do último trimestre.
Segundo João Gabriel, diretor da Alianzo, empresa especializada em auditoria, esta movimentação da procura a partir de outubro e novembro, tem a ver com os novos modelos de planejamento orçamentário “atualmente 60% dos nossos contratos são fechados no 4º trimestre, uma tendência atrelada às empresas que se preparam pensando no orçamento do próximo ano e na prevenção de problemas maiores”.
O que tem tornado a ferramenta popular é a eficiência na detecção e precaução de possíveis fraudes ou erros empresariais “Escândalos de corrupção em grandes empresas tem feito com que empresários estejam mais atentos a possíveis fraudes. De acordo com a NBCTA-240 – Responsabilidade do Auditor em Relação a Fraude, no Contexto da Auditoria de Demonstrações Contábeis, é possível identificar não somente uma fraude que já ocorreu, mas também possíveis lacunas nos controles internos para prevenir e evitar complicações futuras”, conta João Gabriel.
Segundo pesquisa da Forbes, 57% das fraudes corporativas no Brasil foram cometidas pelos gestores das empresas, enquanto 43% foram conduzidas por colaboradores que não estavam envolvidos na gestão das empresas.
Com a evolução de sistemas integrados e controles internos, constantemente surgem novas maneiras para tentar evitar essas fraudes, o aperfeiçoamento constante dos monitoramentos internos, gestão de riscos e compliance, canal de denúncias anônimas, além de ferramentas auxiliares, como a auditoria, têm se tornado cada vez mais essenciais.
Para Thiago Damasceno, CEO da Rayquímica, empresa agrícola, a implementação da auditoria é um processo que todas as empresas em expansão devem se atentar “implementamos a auditoria para obter mais credibilidade no mercado, além de detectar e evitar qualquer tipo de erro nas contas, temos atingido este objetivo com bastante êxito”.
Detecção de fraude
Caso o auditor identifique uma distorção e tiver razão para acreditar que é ou pode ser decorrente de fraude, com o envolvimento da administração (em especial da alta administração), o profissional deve seguir um procedimento: reavaliar a avaliação dos riscos de distorção decorrente de fraude e do impacto resultante na natureza e época e extensão dos procedimentos de auditoria para responder aos riscos avaliados.
Ao reconsiderar a confiabilidade da evidência obtida, o auditor também deve levar em conta se as circunstâncias ou condições indicam eventual conluio envolvendo empregados, diretores ou terceiros e fazer o comunicado aos responsáveis.
Prevenção de fraudes
Segundo André Oliveira, especialista em auditoria de médio e grande porte, para evitar fraudes as empresas precisam seguir um tipo de rito, procedimentos padrões e regras que devem ser criadas por um departamento ou empresa especializada.
Outro ponto importante está ligado diretamente aos funcionários contratados “geralmente as empresas optam por não contratar parentes de primeiro grau em cargos de confiança, nem pessoas que tenham parentesco e/ou relação direta com a diretoria. Esta estratégia é bastante utilizada”, conta André.
Para além disso, as fraudes podem ser impedidas ou barradas com algumas atitudes.
Oito dicas importantes para evitar fraudes