Lira solta comunicado sobre apuração dos votos; veja outros pronunciamentos
No documento, o parlamentar fala que “a vontade da maioria nas urnas deve ser respeitada”
Luiz Inácio Lula da Silva (PT), venceu o segundo turno das eleições presidenciais no domingo (30/10), com 50.81% dos votos. Com isso, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, reconheceu o resultado da eleição através de um comunicado.
No documento, o parlamentar fala que “a vontade da maioria nas urnas deve ser respeitada”. No pronunciamento, ele não citou o nome de lula, que derrotou Jair Bolsonaro (PL) nas urnas do segundo turno.
“As urnas já haviam falado em 2 de outubro passado, quando apontou que quer um Brasil no caminho das reformas, de um Estado menor e mais eficiente. Esse recado foi dado e deverá ser levado a sério. Ao presidente eleito, a Câmara dos Deputados lhe dá os parabéns e reafirma o compromisso com o Brasil, sempre com muito debate, diálogo e transparência. É preciso ouvir a voz dos todos, mesmo divergentes, e trabalhar para atender as aspirações mais amplas”, afirmou Lira.
Outros pronunciamentos
Chefes de estado também reconheceram a vitória do político. António Costa, primeiro-ministro de Portugal, escreveu no Twitter que já de já deu os parabéns a Lula e que vê sua vitória de forma otimista.
“Já tive a oportunidade de felicitar calorosamente Lula pela sua eleição como Presidente da República do Brasil. Encaro com grande entusiasmo o nosso trabalho conjunto nos próximos anos, em prol de #Portugal e do #Brasil, mas também em torno das grandes causas globais”, escreveu Costa.
O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sanchez, afirmou que os brasileiros optaram pelo “progresso e esperança”. Já o argentino Alberto Fernandez, também usou o Twitter para parabenizar a vitória do petista. “Depois de tantas injustiças que você viveu, o povo do Brasil o elegeu e a democracia triunfou”, disse.
O presidente do México também se pronunciou. Andrés Manuel afirmou que a vitória de Lula abre uma perspectiva de “igualdade e humanismo”. “Lula venceu, povo abençoado do Brasil. Haverá igualdade e humanismo”, disse Manuel.
No Brasil, a senadora e ex-concorrente ao cargo da presidência, Simone Tebet (MDB), parabenizou o novo presidente. “As urnas falaram. Venceu a democracia e a verdade. Viva o povo brasileiro! Meus parabéns, presidente, A hora é de comemorar porque amanhã vai ser outro dia”, comemorou.