O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 6 de dezembro de 2025
Resultados

Lira solta comunicado sobre apuração dos votos; veja outros pronunciamentos

No documento, o parlamentar fala que “a vontade da maioria nas urnas deve ser respeitada”

Ana Bárbara Quêttopor Ana Bárbara Quêtto em 30 de outubro de 2022

Luiz Inácio Lula da Silva (PT), venceu o segundo turno das eleições presidenciais no domingo (30/10), com 50.81% dos votos. Com isso, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, reconheceu o resultado da eleição através de um comunicado.

No documento, o parlamentar fala que “a vontade da maioria nas urnas deve ser respeitada”. No pronunciamento, ele não citou o nome de lula, que derrotou Jair Bolsonaro (PL) nas urnas do segundo turno.

“As urnas já haviam falado em 2 de outubro passado, quando apontou que quer um Brasil no caminho das reformas, de um Estado menor e mais eficiente. Esse recado foi dado e deverá ser levado a sério. Ao presidente eleito, a Câmara dos Deputados lhe dá os parabéns e reafirma o compromisso com o Brasil, sempre com muito debate, diálogo e transparência. É preciso ouvir a voz dos todos, mesmo divergentes, e trabalhar para atender as aspirações mais amplas”, afirmou Lira.

Outros pronunciamentos

Chefes de estado também reconheceram a vitória do político. António Costa, primeiro-ministro de Portugal, escreveu no Twitter que já de já deu os parabéns a Lula e que vê sua vitória de forma otimista.

“Já tive a oportunidade de felicitar calorosamente Lula pela sua eleição como Presidente da República do Brasil. Encaro com grande entusiasmo o nosso trabalho conjunto nos próximos anos, em prol de #Portugal e do #Brasil, mas também em torno das grandes causas globais”, escreveu Costa.

O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sanchez, afirmou que os brasileiros optaram pelo “progresso e esperança”. Já o argentino Alberto Fernandez, também usou o Twitter para parabenizar a vitória do petista. “Depois de tantas injustiças que você viveu, o povo do Brasil o elegeu e a democracia triunfou”, disse.

O presidente do México também se pronunciou. Andrés Manuel afirmou que a vitória de Lula abre uma perspectiva de “igualdade e humanismo”. “Lula venceu, povo abençoado do Brasil. Haverá igualdade e humanismo”, disse Manuel.

No Brasil, a senadora e ex-concorrente ao cargo da presidência, Simone Tebet (MDB), parabenizou o novo presidente. “As urnas falaram. Venceu a democracia e a verdade. Viva o povo brasileiro! Meus parabéns, presidente, A hora é de comemorar porque amanhã vai ser outro dia”, comemorou.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também