Indústrias pequenas são menos afetadas por escassez de matéria-prima
A falta ou o alto custo da matéria-prima continuou a ser a principal preocupação na indústria de transformação
De acordo com a pesquisa trimestral Panorama da Pequena Indústria, divulgada nesta segunda-feira (7), a escassez de matérias-primas estão afetam menos as indústrias de micro e pequeno porte.
Segundo o levantamento, de julho a setembro, a falta ou o alto custo da matéria-prima continuou a ser a principal preocupação na indústria de transformação, porém em menor intensidade que no trimestre anterior.
Para a analista de Políticas e Indústria da CNI, Paula Verlangeiro, o encarecimento e a dificuldade de acesso às matérias-primas não deixaram de atingir a indústria, mas o problema foi menos assinalado no terceiro trimestre e deve recuar ainda mais no fim do ano.
Confiança no comércio
O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) para as indústrias de pequeno porte, o indicador caiu mas mantém-se acima da média histórica de 53 pontos e indica manutenção da confiança.
Entre os itens considerados na composição dos índices, estão volume de produção, número de empregados, utilização da capacidade instalada, satisfação com o lucro operacional e situação financeira, facilidade de acesso ao crédito, expectativa de evolução da demanda e intenção de investimento e de contratações. (Possui informações ABr)