Pedro Castillo é preso após ser destituído da Presidência do Peru
Segundo a imprensa local, ele está detido na prefeitura de Lima, capital do Peru
O presidente destituído do Peru, Pedro Castillo, foi preso na tarde desta quarta-feira (7/12). A detenção ocorreu algumas horas depois de Castillo dissolver o Congresso e decretar estado de exceção no país.
Segundo a imprensa local, ele está detido na prefeitura de Lima, capital do Peru.
O Congresso do país aprovou o impeachment de Castillo na tarde desta quarta-feira. O parlamento empossará a vice-presidente Dina Boluarte, às 15h, no horário local. O processo teve 101 votos favoráveis, seis contrários e 10 abstenções.
O impeachment ocorreu após o presidente empreender em um golpe de Estado, ao tentar dissolver o Congressos e instituir estado de exceção. O pronunciamento de Castillo na TV aberta ocorreu horas antes do início da votação do processo.
“Os meus adversários políticos mais extremos, em um ato inédito, se unem com o único propósito de tomar o poder sem terem ganhado anteriormente uma eleição. Essa situação intolerável não pode continuar. Por isso, atentos às reclamações dos cidadãos, tomamos a decisão de estabelecer um governo de exceção, orientado para restabelecer o estado de direito e a democracia”, disse Castillo.