O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 23 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Etapa

Lula e Alckmin são diplomados pelo TSE

A posse será realizada no dia 1º de janeiro

Postado em 12 de dezembro de 2022 por admin

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o vice, Geraldo Alckmin (PSB), foram diplomados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta segunda-feira (12/12). O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, entregou o certificado de que as eleições foram legítimas e a chapa cumpriu a última etapa do processo. A posse será realizada no dia 1º de janeiro.

A diplomação é a confirmação da legitimidade das eleições e está prevista no Código Eleitoral é o último passo antes da posse. Para que ela ocorra, o TSE analisa toda documentação da chapa eleita, como a prestação de contas e os recursos com questionamentos sobre o resultado do pleito.

A diplomação da chapa estava prevista para 19 de dezembro, última data para a cerimônia prevista no calendário eleitoral. No entanto, a fim de desacelerar os movimentos bolsonaristas em frente a quartéis generais e em rodovias brasileiras contra a vitória de Lula, a cerimônia foi remarcada para esta segunda.

Lula e Alckmin chegaram ao TSE acompanhados de suas esposas, Rosângela Lula da Silva (Janja) e Lu Alckmin.

Moraes foi aplaudido de pé no início da cerimônia de diplomação. Lula e Alckmin também foram aplaudidos ao se sentarem na tribuna. Os aliados do petista presentes na sessão desta segunda fizeram coro para desejar “boa tarde” ao futuro presidente.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também