Morre o ex-deputado Olinto Meirelles, aos 90 anos
A morte de Olinto Meirelles foi comunicada nas redes sociais do filho, o deputado Claudio Meirelles (PL)
Morreu, neste domingo (18/12), o ex-deputado estadual Olinto Meirelles, aos 90 anos de idade. Formado em Direito na Universidade Federal de Goiás (UFG), Olinto foi um dos pioneiros na advocacia. Na vida pública, foi autor do projeto de lei que criou o município de Aparecida de Goiânia.
Natural de Luziânia, região do Entorno do Distrito Federal, o ex-deputado foi eleito para a Assembleia Legislativa de Goiás pela União Democrática Nacional (UDN), para a legislatura de 1963 a 1967. Em janeiro de 1964, teve seu mandato cassado e seus direitos políticos suspensos pelo prazo de 10 anos, pelo regime militar.
Além de integrar a Casa Legislativa, Olinto foi secretário de Governo da Prefeitura de Goiânia. Também exerceu ativa militância estudantil e atuação na imprensa, sendo sócio da Associação Goiana de Imprensa (AGI), colaborador do Jornal de Notícias (1956-1959), diretor do Jornal do Povo (1962-1964) e diretor superintendente do Diário do Oeste (1965-1968).
Como advogado, foi conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), um dos pioneiros na área eleitoral e, além da advocacia em geral, atuou prestando assistência jurídica a prefeituras municipais em Goiás e no Tocantins.
A morte de Olinto Meirelles foi comunicada nas redes sociais do filho, o deputado Claudio Meirelles (PL).