Atenção redobrada para segurança nas compras de final de ano
Operação teve início em 21 de dezembro e vai até 2 de janeiro
Nesta época do ano, com intenso fluxo de pessoas pelas ruas, os furtos se tornam mais comuns nas regiões comerciais como a Rua 44, Campinas e nos municípios da Região Metropolitana, como Aparecida de Goiânia. E por isso a Guarda Civil Municipal (GCM) de Aparecida de Goiânia vai reforçar a segurança da cidade. Os agentes estarão pelas ruas realizando a Operação Boas Festas, com objetivo de reforçar a segurança durante as compras de Natal e Ano Novo.
A operação teve início em 21 de dezembro e vai até 2 de janeiro e contará com o empenho de todas as cinco regionais da Guarda Civil Municipal. De acordo com a GCM, cerca de 50 guardas municipais farão revezamento das 8h às 18h, todos os dias, incluindo o período noturno. Além disso, mais de 15 viaturas vão rodar pelas ruas para monitorar a movimentação e atender possíveis ocorrências.
O reforço na segurança será intensificado nas regiões do Setor Central, Garavelo, Cidade Livre, Vila Brasília e Cruzeiro do Sul e Papilon Park. “O monitoramento será intensificado em praças e parques da cidade, bem como em ruas e avenidas com maior movimentação de consumidores nesse período do ano. Nossa maior intenção é garantir a segurança da população e coibir assaltos, roubos, furtos e outros delitos”, afirma o comandante da GCM, Weber Junior.
Quem aproveita esse período para passear ou ir às compras, aposta que a operação gera mais segurança a todos. “A gente vê uma vez ou outra a polícia militar ou outros agentes de segurança passando pelas ruas. Mas saber que a GCM vai ficar durante o horário comercial observando o movimento das nossas lojas traz um alívio de que nada ruim possa acontecer”, relata o proprietário de uma loja de utilidades, Luiz Roberto Correia.
Antônia Cristina é vendedora e comemora o reforço da segurança. “É muito importante saber que a Guarda Civil está presente, reforçando a segurança nas ruas, principalmente nessa época do ano. A gente tem maior tranquilidade para trabalhar e sair com a família”, afirma. “É muito bom os guardas civis estarem fazendo esse trabalho de segurança. Isso tranquiliza as pessoas que estão nas praças e nos comércios”, conclui Aristóteles Pereira.
Marisa traz os filhos todos os dias para brincar no Parque da Família, em frente ao Aparecida Shopping. Ela já presenciou furtos na região, e acredita que a operação vai amenizar a insegurança. “Bom demais ter essas seguranças de poder sair de casa sem ser abordada por bandidos. Fim de ano esses meliantes aproveitam para atacar a gente, e só de termos os agentes próximos desses locais de grande movimento, repreende com que eles cometam algum crime”, desabafou a autônoma.
População também deve redobrar cuidados
O pagamento do 13º salário movimenta a economia, além do dinheiro, as festas de fim de ano ajudam a levar os consumidores para as ruas, seja nos shoppings ou no centro da cidade. Conforme o subcomandante do Comando de Policiamento Metropolitano da PM, o tenente-coronel Wellineton Klimpel do Nascimento, os crimes mais comuns nesta época do ano são o furto e o roubo, em especial de celulares. O cuidado com bolsas, mochilas e o celular devem ser constantes.
“O crime de furto é um dos crimes que mais acontece no mês de dezembro. E o furto é um crime de oportunidade. Por isso é importante carregar o celular de preferência nos bolsos da frente. Ao usar mochilas, não carregar objetos de valor e deixá-la sempre na parte da frente do corpo. Sempre evitar colocar a carteira em locais de fácil acesso, como bolsos traseiros ou sacolas”, explicou o subcomandante.
Outra atenção especial, segundo Nascimento, é o saque de dinheiro em caixas eletrônicos e bancos. “O ideal é utilizar cartões, ao invés de dinheiro em espécie. Se houver necessidade de sacar o dinheiro em caixas eletrônicos ou bancos, é importante observar se há pessoas seguindo ou observando”.
Vítima de furto em 2020, a professora Juliana Gimenes garante que agora fica atenta a qualquer situação. “O celular eu carrego dentro da bolsa, mas com a bolsa transversal, na frente do corpo. Já tive o celular roubado porque deixei no bolso de trás da calça. Foi um descuido”, lembra.
Mas as dicas de segurança não são restritas aos consumidores e o subcomandante alerta também os comerciantes nesta época do ano. “Os criminosos não atacam apenas consumidores, mas também o comércio. É importante ficar atento quando as lojas estão muito cheias. Outra orientação é para que não deixem muitos produtos expostos nas calçadas, o que acontece com frequência no centro da cidade”.
Dicas para evitar transtornos
- Evite carregar muitos pacotes ou sacolas, para não chamar atenção e evite ter as duas mãos ocupadas;
- Evite fazer compras sozinho e escolha realizá-las durante o dia;
- Evite utilizar jóias e roupas que chamem a atenção;
- Evite aglomerações em ruas ou lojas;
- Tenha dinheiro separado para pequenas despesas;
- Bolsas, carteiras ou sacolas de compras devem ser transportadas junto e à frente do corpo, para o lado de dentro da calçada;
- Evite retirar a carteira em público, principalmente em bares, lojas, locais de grande movimento;
- Avise imediatamente a perda, o roubo ou o extravio de cartões ou talões de cheques;
- Tenha muita atenção a pessoas estranhas que se aproximam.
Fonte: PMGO