Discurso antissistema e divulgação de intenção de votos marcam reta final das eleições
Pesquisas de intenção de votos dos candidatos diferem, significativamente, uma das outras.
Com o segundo turno das eleições se aproximando, a disputa pela prefeitura de Goiânia entre Fred Rodrigues (PL) e Sandro Mabel (UB) está cada vez mais acirrada. Fred venceu o primeiro turno em 6 de outubro, com uma vantagem de 25 mil votos sobre Mabel.
Agora, sua equipe aposta nos números das pesquisas de intenção de voto para manter a dianteira. O deputado federal Gustavo Gayer (PL) comentou a recente pesquisa do Instituto Veritá para o segundo turno que aponta Fred com 50,2% das intenções, contra 49,8% de Mabel.
Ele enfatiza que o mesmo instituto previu corretamente o resultado do primeiro turno, com Fred liderando, diferente das outras pesquisas que, para ele, está ao lado do sistema. A ideia é reforçar que apenas o Instituto Veritá acertou as intenções de votos para o segundo turno.
Leia mais: “Governo quer regulamentar reforma tributária até dezembro”, diz Padilha
Porém, ele deixou de mencionar que essa mesma pesquisa previa Adriana Accorsi (PT) como segunda colocada, o que não se confirmou. Na verdade, Mabel terminou o primeiro turno bem à frente de Accorsi, contrariando a pesquisa.
Enquanto isso, Sandro Mabel divulgou nesta segunda-feira (14) uma pesquisa da Futura Inteligência, que o coloca à frente com 52,1% das intenções de voto, contra 43,6% de Fred, uma diferença de 11,7 pontos percentuais. Nos votos válidos, Mabel aparece com 56,3% e Fred com 43,6%.
Na pesquisa espontânea, onde os nomes dos candidatos não são mencionados, Mabel lidera com 44,9% das menções, enquanto Fred registra 36,4%.
Agora, nos cabe esperar o dia 27 de outubro para ver quem será o prefeito de Goiânia pelos próximos quatro anos.