Caiado utiliza palanques para afinar discurso de 2026
O HOJE ouviu especialistas que afirmam que governador se fortalece com diálogo por disputa ao Planalto
O governador Ronaldo Caiado (UB) aproveitou os palanques eleitorais neste ano para fortalecer a base e preparar o terreno para a disputa à presidência em 2026.
Com a vitória de aliados em 179 prefeituras no primeiro turno, entre eles prefeitos do União Brasil e MDB, Caiado consolida seu domínio político nas principais cidades do Estado, incluindo Goiânia e Aparecida de Goiânia, onde seus candidatos disputam o segundo turno. E aproveitou para usar o vocabulário e jeitão típico para acenar, também, para a corrida ao Planalto.
Para cientistas políticos, essa movimentação faz parte de uma estratégia clara de Caiado de testar e aprimorar seu discurso político e eleitoral. O governador está se posicionando como um nome de centro-direita que poderá se lançar no cenário nacional para representar uma alternativa à polarização entre o PT, liderado por Lula, e a direita mais radical de Jair Bolsonaro (PL).
Leia mais: Mabel e Fred correm contra o tempo com agenda cheia nesta segunda (21)
Ao jornal O HOJE, Felipe Fulquim, especialista em marketing político e mestrando em comunicação pela Universidade Federal de Goiás (UFG), avalia que Caiado vem construindo seu discurso em duas frentes: marketing político e marketing eleitoral. “No marketing político, Caiado se apresenta como o governador que defende valores da direita conservadora, sem aderir à direita radical. As bandeiras de gestão são saúde, segurança pública e educação, áreas onde ele tem conquistado avanços importantes”, explica Fulquim.
Resultados de Caiado
Durante a pandemia de Covid-19, o governador destacou-se nacionalmente por decisões na saúde que contrariavam as do governo de Bolsonaro. Na segurança pública, Caiado reduziu drasticamente a criminalidade em Goiás, o que rendeu elogios.
Porém, enfrenta desafios no combate à violência contra a mulher. Na educação, Caiado avançou no Ideb, o que fortalece a imagem de gestor eficiente. No campo eleitoral, o chefe do Executivo goiano busca consolidar o União Brasil como uma base forte para uma possível candidatura presidencial, com vitórias importantes em mais de 93 prefeituras, o que pode incluir, a depender dos resultados, Goiânia e Aparecida de Goiânia no segundo turno.
Nas maiores cidades
Ao mesmo tempo, o cientista político Lehninger Mota afirma que “Caiado quer poder dizer que fez prefeitos nas duas maiores cidades do Estado, o que o promoveria nacionalmente”. Para Mota, a vitória em Goiânia e Aparecida de Goiânia seria um trunfo importante para o governador, mas a derrota traria um impacto negativo, ao considerar o esforço que Caiado tem dedicado a essas campanhas. “Ele colocou toda a sua avaliação positiva nas candidaturas de Aparecida e Goiânia”, analisa.
Caiado tem a seu favor vitórias em primeiro turno nas eleições para governador em 2018 e 2022, o que evidencia sua força eleitoral em Goiás. No entanto, ao mirar as eleições de 2026, o chefe do Executivo estadual enfrenta o desafio de competir com a direita radical, ainda representada por Bolsonaro. Caiado se posiciona como o candidato da direita moderada e tenta combater o bolsonarismo nos maiores colégios eleitorais do Estado.
Embate com o PT
Além de enfrentar o bolsonarismo, Caiado se prepara para enfrentar o PT no cenário nacional para tentar se firmar como uma alternativa entre os dois polos dominantes da política brasileira. No campo local, a estratégia de fortalecer o União Brasil tem mostrado sucesso, com um número expressivo de prefeitos eleitos. Agora, o desafio é garantir que essa base permaneça sólida e que as eventuais vitórias em Goiânia e Aparecida de Goiânia consolidem sua liderança política.
Neste momento, Caiado ajusta seu discurso para 2026 ao consolidar-se como gestor eficiente. Com isto, o mandatário posiciona-se como alternativa viável entre o lulismo e o bolsonarismo no cenário presidencial que se aproxima. (Especial para O Hoje)