MPSP abre inquérito para apurar incêndio em shopping no Brás
O incêndio começou por volta das 5h30 e foi controlado no início da tarde de quarta-feira (30), afetando cerca de 200 pequenas lojas
O Ministério Público de São Paulo (MPSP) abriu um inquérito civil para investigar as causas e responsabilidades pelo incêndio que atingiu o Shopping 25, no Brás, no centro de São Paulo, na última quarta-feira (30). O fogo começou por volta das 5h30 e foi controlado no início da tarde, afetando cerca de 200 pequenas lojas. A Prefeitura de São Paulo informou que três pessoas precisaram de atendimento médico devido à inalação de fumaça.
Em uma portaria publicada na quarta-feira (30), o promotor de Justiça de Habitação e Urbanismo, Moacir Tonani Junior, destacou a importância de verificar se o imóvel estava em condições adequadas para operar e se possuía equipamentos para prevenir ou controlar incêndios, dado que houve feridos no incidente.
O inquérito também se baseia no fato de que o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) do local estava vencido desde 11 de agosto deste ano, o que reforça a necessidade da investigação. Tonani Junior ainda apontou para a possibilidade de responsabilidade, tanto dos responsáveis pela administração do local quanto do Poder Público, em relação a falhas de fiscalização. A Prefeitura de São Paulo informou que o certificado de segurança do Shopping 25, emitido pelo Contru, foi aprovado em 2022 e é válido até 2027.