P20 se Reúne em Brasília para debater Justiça e Sustentabilidade
O grupo P20, criado em 2010, é liderado pelos presidentes dos parlamentos dos países do G20
A 10ª Cúpula do P20 será realizada em Brasília de quarta a sexta-feira, de 6 a 8 de novembro. O tema deste ano é “Parlamentos por um mundo justo e um planeta sustentável”. O encontro contará com a presença de pelo menos 35 delegações representando mais de 20 países e organismos internacionais.
O grupo P20, criado em 2010, é liderado pelos presidentes dos parlamentos dos países do G20. Este último é uma reunião das 19 maiores economias do mundo, além da União Europeia e da União Africana. O P20 visa aproximar os congressistas das decisões tomadas no G20, muitas vezes resultando em tratados que precisam de aprovação legislativa.
O diretor-geral da Câmara, Celso de Barros Correia Neto, destacou a importância do evento: “Foram 60 convites e temos mais de 30 delegações confirmadas. Cada uma delas conta com quatro a oito representantes. A cúpula no Brasil mostra a responsabilidade das duas casas legislativas”. O encontro em Brasília antecede a cúpula do G20, agendada para 18 e 19 de novembro no Rio de Janeiro.
Leia mais: Cúpula do P20 em Brasília debate futuro com parlamentares
Durante a cúpula, os parlamentares discutirão estratégias para enfrentar a fome, a pobreza e a desigualdade. Também estarão em pauta o desenvolvimento sustentável e a necessidade de um sistema global de decisões adaptado ao século XXI.
A programação inicia na quarta-feira, às 15 horas, com o Fórum Parlamentar do G20, que abordará as recomendações da 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20, ocorrida em julho em Maceió. Na quinta-feira, haverá a abertura oficial da cúpula e debates relevantes. O encerramento será na manhã de sexta-feira.
Por questões protocolares e de segurança, o Senado e a Câmara suspenderão suas atividades normais durante o evento. O acesso ao Congresso será restrito a senadores, deputados, autoridades convidadas, servidores e à imprensa credenciada. A Agência Senado, a TV Senado e a Rádio Senado farão a cobertura completa da cúpula.