O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 7 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
G20 social

Relatório final do G20 social deve propor taxação dos super-ricos

Ministro Márcio Macêdo afirmou que documento será entregue ao presidente Lula

Postado em 7 de novembro de 2024 por Thiago Borges
Relatório final do G20 social deve propor taxação dos super-ricos
O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo, destacou nesta quinta-feira (7) a importância da participação da sociedade civil nas discussões da cúpula do G20, que ocorrerá no Rio de Janeiro ainda este mês. Ele enfatizou que a criação do G20 Social pelo Brasil representa uma oportunidade de ouvir as demandas da população sobre os temas discutidos por líderes globais.

Macêdo revelou que uma das propostas no relatório final, a ser entregue ao presidente Lula, inclui a tributação dos super-ricos. Segundo ele, o imposto global de 2% afetaria apenas três mil pessoas no mundo, que juntas detêm cerca de 15 trilhões de dólares. A arrecadação ajudaria a combater a fome, a pobreza e as mudanças climáticas.

Leia mais: Valdemar diz que Bolsonaro elege “até um poste” se for preso

“Os chefes de Estado vão definir políticas públicas que vão atingir todas as populações no mundo e a população não participa desse processo?”, questionou Macêdo durante entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, do Canal Gov da EBC.

Ele completou: “Então, o G20 Social diz: venha, para o povo poder contribuir com esse processo”, reforçando a importância da sociedade civil no planejamento de políticas globais.

Com informações da Agência Brasil

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também