Morre aos 100 anos a médium Isabel Salomão
Isabel começou a compartilhar suas ideias sobre a doutrina espírita, num momento em que o espiritismo ainda não era reconhecido como religião no Brasil
A médium Isabel Salomão faleceu na madrugada desta segunda-feira (11), aos 100 anos, no Hospital Santa Casa de Misericórdia, em Juiz de Fora (MG), onde estava internada desde o dia 3 de novembro. No sábado (9), ela foi transferida para a UTI, mas não resistiu.
Reconhecida como uma das figuras mais importantes do espiritismo no Brasil, Isabel Salomão é frequentemente mencionada ao lado de nomes como Chico Xavier, que atuou até os 92 anos, e Divaldo Franco, que tem 97 anos. A médium também é lembrada por seu pioneirismo, especialmente pela criação, em 1979, do Plantão de Socorro Espiritual, um serviço que, com uma equipe altamente capacitada, realiza atendimentos espirituais a mais de 500 pessoas diariamente, durante as 24 horas do dia.
Isabel Salomão de Campos, ou “Dona Isabel”, nasceu em 22 de setembro de 1924, na cidade de Rochedo de Minas, no interior de Minas Gerais. Filha de imigrantes libaneses, foi a primeira de sua família a nascer no Brasil. Sua trajetória no espiritismo começou ainda jovem, aos 22 anos, quando, após a Segunda Guerra Mundial, ela começou a compartilhar suas ideias sobre a doutrina espírita, num momento em que o espiritismo ainda não era reconhecido como religião no Brasil.
Nos anos seguintes, em seu apartamento, Dona Isabel começou a atender doentes espirituais todas as quartas-feiras, enquanto ainda cuidava dos filhos pequenos. A dedicação e o compromisso com a fé e o bem-estar dos outros marcaram sua trajetória.