“A mudança climática já está aqui”, diz presidente da COP29
Mukhtar Babayev cobra compromisso dos países em acelerar ações e entregar planos de adaptação até 2025
A 29ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29) foi aberta nesta segunda-feira (11), em Baku, Azerbaijão, com a presença de poucos líderes globais. Na cerimônia, Mukhtar Babayev, ministro da Ecologia do Azerbaijão, assumiu a presidência da conferência, recebendo o martelo simbólico do presidente da COP28, Sultan Al Jaber.
Babayev iniciou as negociações com um apelo para que os países aumentem suas metas de redução de emissões de gases do efeito estufa e desbloqueiem o financiamento necessário para as ações climáticas.
Ele alertou que as políticas atuais estão conduzindo o planeta a 3 graus de aquecimento e que as ações precisam ser imediatas. “A mudança climática já está aqui, desde inundações na Espanha a incêndios na Austrália”, afirmou.
Leia também: Conflito de interesses pode impedir nomeação de Musk no governo Trump
O presidente da COP29 também destacou a urgência em acelerar o desenvolvimento e a transferência de tecnologias para os países mais afetados, especialmente os menos desenvolvidos. Além disso, pediu que os países entreguem seus planos de adaptação até 2025, para garantir progresso até 2030.
Muitas delegações estavam presentes na abertura, mas os principais líderes ainda não haviam chegado. O vice-presidente brasileiro, Geraldo Alckmin, participará da reunião de alto nível nesta terça-feira (12).