O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

terça-feira, 24 de dezembro de 2024
PublicidadePublicidade
Acessibilidade

Câmara amplia direito da pessoa com deficiência a ingressar em locais e transportes públicos com cão-guia

Projeto, que teve origem do Senado, retorna àquela Casa devido às mudanças aprovadas pelos deputados durante tramitação na Câmara

Postado em 14 de novembro de 2024 por Felipe Cardoso
Câmara dos Deputados. Foto: Divulgação

A Câmara dos Deputados chancelou um projeto de lei que assegura à pessoa com deficiência o direito de ingressar e permanecer com seu cão de assistência em meios de transporte e em ambientes de uso coletivo, públicos ou privados. O projeto, que teve origem do Senado, retorna àquela Casa devido às mudanças aprovadas pelos deputados durante tramitação na Câmara.

A nova redação considera como cão de serviço aquele que é treinado para realizar tarefas mitigadoras de barreiras às atividades dessas pessoas visando à sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social. Pelo texto, o uso desses cães será possível também por parte de pessoas com condição de saúde grave que exija essa assistência.

Leia mais: PEC que proíbe aborto no Brasil entra em pauta na CCJ da Câmara dos Deputados

Conforme mostrado pela Agência Câmara de Notícias, a partir das mudanças feitas em Plenário, a proposta vai ampliar ainda mais o alcance da legislação atual. “Deve-se garantir às pessoas com qualquer deficiência – e não somente deficiência visual – o direito de se fazer acompanhar de cão de assistência”, disse a deputada Julia Zanatta (PL-SC), relatora da iniciativa.

O deputado Duarte Jr. (PSB-MA) afirmou que a proposta garante o direito à inclusão. “Inclusão não é um direito negociável, não é um favor.” O deputado Chico Alencar (Psol-RJ) também defendeu o direito das pessoas com deficiência ao cão de assistência. “São cuidadores, às vezes, mais eficientes e, certamente, mais fieis que muitos humanos até”, disse.

 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também