O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Brasília

Homem-bomba ameaçou segurança do STF: “Sai daqui, senão te explodo junto”

“Não foi um mero suicídio”; afirmou ministros do STF

Otavio Augustopor Otavio Augusto em 14 de novembro de 2024
video stf momento explosao homem bomba13nov2024 848x477 1
Homem bomba no STF. Foto: Divulgação

O homem-bomba ameaçou segurança do STF antes de jogar explosivos em si e na estátua da Justiça. Na quarta-feira (13/11), Francisco Wanderley Luiz, de 59 anos, explodiu-se em frente ao prédio do Supremo Tribunal Federal (STF) após ameaçar um policial Judiciário que tentou contê-lo. Segundo relatos, Francisco gritou “Sai daqui, senão te explodo junto” ao segurança que tentou afastá-lo da sede do STF.

A abordagem do policial aconteceu momentos após Francisco lançar gasolina sobre a estátua da Justiça e detonar um explosivo. O policial agiu rapidamente para impedir o avanço do homem-bomba até a entrada do edifício.

Na quinta-feira (14/11), o presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, expressou agradecimento pela ação dos policiais, afirmando que a rápida intervenção evitou um ataque de maior proporção. O ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, reforçou a gravidade do incidente. Segundo ele, “não foi um mero suicídio”. Para Moraes, a polícia judicial impediu um atentado, pois Francisco teria se explodido ao perceber que seria preso.

Homem-bomba ameaçou segurança do STF
Homem-bomba ameaçou segurança do STF Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

Andrei Rodrigues, diretor-geral da Polícia Federal (PF), informou que Francisco planejava atacar ministros do STF, em especial Alexandre de Moraes. A PF acredita que o atentado não foi isolado, mas possui ligações com inquéritos em andamento, incluindo a investigação sobre os atos de 8 de Janeiro. A segurança segue reforçada na Praça dos Três Poderes enquanto as apurações continuam.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também