Estudante de medicina é morto por PM em São Paulo durante abordagem
A arma do policial responsável pelo disparo foi apreendida e encaminhada à perícia.
Na madrugada desta quarta-feira (20), um estudante de medicina, identificado como Aurélio Cardenas, de 22 anos, foi fatalmente baleado por um policial militar dentro de um hotel na Vila Mariana, zona sul de São Paulo. O incidente aconteceu durante uma abordagem, quando, segundo imagens de câmeras de segurança, o jovem entrou correndo no hotel, sem camisa, sendo seguido por um PM que o abordou com uma arma em punho.
No vídeo, é possível ver o estudante se desvencilhando do policial, mas outro PM aparece e dá um chute nele. Marco Aurélio então tenta segurar o pé do policial, fazendo com que o PM perca o equilíbrio e caia. Nesse momento, o policial armado dispara contra o jovem à queima-roupa. Apesar de ter sido socorrido ao Hospital Ipiranga, Marco não resistiu aos ferimentos.
Leia mais: Polícia prende agressores em dois casos de violência contra mulher em Goiás
Os policiais alegaram, no registro da ocorrência, que o estudante estava “bastante alterado e agressivo” e teria tentado pegar a arma de um dos PMs. Contudo, as imagens não mostram esse comportamento.
O caso foi registrado no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), e os envolvidos foram afastados das funções até que a investigação seja concluída. A Secretaria da Segurança Pública informou que o caso está sendo apurado pela Corregedoria da Polícia Militar e pelo DHPP.