Governo bloqueia R$ 5 bilhões no orçamento
Haddad confirma corte e ajusta detalhes finais com Lula para divulgar medidas na segunda-feira
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou ontem (21) que o governo divulgará um pacote de corte de gastos na próxima semana, provavelmente na segunda ou terça-feira. Segundo ele, ainda faltam ajustes que serão definidos em reunião com o presidente Lula, marcada para segunda-feira pela manhã.
Haddad revelou que o governo vai bloquear pouco mais de R$ 5 bilhões no orçamento. Esse valor foi confirmado oficialmente hoje (22) com a apresentação do quarto relatório bimestral de avaliação de receitas e despesas.
De acordo com o ministro, o bloqueio faz parte dos esforços da equipe econômica para ajustar as contas públicas e garantir equilíbrio financeiro sem prejudicar áreas essenciais.
O pacote de medidas, que será detalhado na próxima semana, trará informações sobre quais áreas poderão ser impactadas pelos cortes. Haddad afirmou que o foco do governo é manter a responsabilidade fiscal enquanto busca formas de equilibrar receitas e despesas.
O ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), afirmou que o partido apoia totalmente o pacote de corte de gastos do governo, que será anunciado em breve, para ajudar no equilíbrio fiscal e atrair mais investimentos. Em evento no Planalto, Renan destacou que o MDB, com 44 deputados e 10 senadores, negocia assumir a liderança da agenda econômica no Congresso nos próximos dois anos. Ele também reafirmou o alinhamento do Ministério dos Transportes e de outras pastas comandadas pelo partido com as medidas da equipe econômica.