Após treinamento em Londres, Mabel volta a Goiânia com “boas ideias”
Gestor eleito se mostrou surpreso em relação ao uso da tecnologia como aliada dos serviços públicos. “Queremos investir nisso”, acrescentou
O prefeito eleito por Goiânia, Sandro Mabel (UB), embarcava com destino a Londres há uma semana. O político viajou para participar de um treinamento, organizado por seu partido, o União Brasil, que ofereceu a ele e outros 14 gestores eleitos uma imersão por programas bem-sucedidos da capital inglesa. A viagem foi encerrada no final da última semana. Com isso, Mabel retorna a Goiânia, com, segundo ele, “boas ideias” na mochila.
O gestor viajou acompanhado de uma comitiva organizada pela Fundação Índigo. Ao desembarcar na cidade, que é capital da Inglaterra, os integrantes da comitiva tiveram a oportunidade de conhecer programas voltados à saúde, educação e transporte público. A ideia era colher soluções diretamente ligadas à inovação tecnológica, uma das bandeiras defendidas por Mabel no período da campanha na capital de Goiás.
Ao comentar o conhecimento adquirido e as “boas ideias” que traz na bagagem, Mabel disse que uma das coisas que mais chamaram a atenção é que a tecnologia está “em todos os lugares” da cidade. “Qualquer ação planejada parte de ações ligadas à tecnologia e esse é um ponto que precisamos avançar muito. A tecnologia pode oferecer soluções para todas as áreas e queremos investir nisto”.
Leia mais: Euler Morais surge como favorito para ocupar cargo na gestão Mabel
O prefeito eleito também esteve na New London Architecture (NLA), centro independente de debate, pesquisa e educação dedicado ao desenvolvimento urbano da capital inglesa. Ali os participantes puderam compreender o processo de planejamento urbano de Londres, desenvolvido sempre com os principais atores: arquitetos, urbanistas, desenvolvedores, formuladores de políticas e o público. Por meio de maquetes, os prefeitos conheceram a evolução da cidade, e também as previsões para o futuro.
Faixas de ônibus
A passagem por Londres também animou Mabel a liberar o trânsito de motocicletas pela faixas de ônibus da capital. A mudança representa, se concretizada, o cumprimento de uma promessa de campanha. O gestor afirma ter tido conversas muito produtivas com motociclistas e autoridades de trânsito durante sua passagem pela capital inglesa. “Eles compartilharam que essa medida funciona muito bem e, surpreendentemente, os acidentes nessas faixas diminuíram bastante”.
E continua: “Tudo é uma questão de adaptação e planejamento. Essa troca de experiências é fundamental para pensarmos em alternativas viáveis para melhorar o trânsito e garantir mais segurança para todos em Goiânia”.
No decorrer da viagem que durou cinco dias, o futuro prefeito de Goiânia também teve a oportunidade de visitar a Catapult, uma rede de centros de inovação, para discutir soluções inovadoras que visam enfrentar os desafios urbanos e de infraestrutura com tecnologias digitais, dados e redes de comunicação. A ideia, com isso, é traçar estratégias que possam aprimorar a infraestrutura urbana, transporte, habitação e serviços públicos. Já no Departamento de Educação, discutiram a importância de mapeamentos constantes e a inserção tecnológica nas salas de aula.
Mabel viajou acompanhado de Bruno Reis, de Salvador; Silvio Mendes, de Teresina; Jose Ronaldo, de Feira de Santana; Gustavo Martinelli, de Jundiaí; Guilherme Guimarães, de Montes Claros; Heron Domingues, de Betim; Simão Durando, de Petrolina; Daniel Bogalho, de Taboão da Serra; Débora Regis, de Lauro de Freitas; e, por fim, Hélio Leite, da cidade de Castanhal. Quem liderou a missão foi o presidente da Fundação, ACM Neto, que também ocupa a posição de presidente nacional do União Brasil.