Quanto tempo de atividade física é recomendado para cada idade?
Cuidados por faixa etária para assegurar o bem-estar durante a prática de atividade física
A realização regular de atividades físicas é fundamental para evitar a obesidade. De acordo com informações do Ministério da Saúde, uma parcela considerável da população brasileira apresenta excesso de peso. Em 2020, aproximadamente 60% dos adultos eram classificados como com sobrepeso e 25% como obesos.
Entretanto, é necessário levar em conta diversos fatores para que a prática de exercícios seja feita de maneira saudável. A idade, por exemplo, pode afetar a duração de cada atividade.
Confira o tempo adequado para cada faixa etária:
5 a 17 anos: crianças e adolescentes devem praticar 60 minutos de atividades físicas. O ideal é realizar atividades aeróbicas moderadas ou intensas ao longo da semana.
18 a 64 anos: no caso dos adultos, o tempo da prática de atividade física muda conforme a intensidade. Moderada, de 150 a 300 minutos, e intensa, de 75 a 150 minutos. Também é recomendado a prática de musculação em, pelo menos, dois dias na semana.
Acima de 65 anos: o tempo da prática de atividade física também muda conforme a intensidade para os idosos. Moderada, de 150 a 300 minutos, e intensa, de 75 a 150 minutos. Idosos também precisam realizar exercícios de fortalecimento muscular em dois dias da semana ou mais. Outra recomendação é a realização de atividades de intensidade moderada que contribuam com o equilíbrio e a força em pelo menos três dias da semana.
Relevância de uma alimentação equilibrada
Além das atividades físicas diárias, é importante também ressaltar alguns hábitos essenciais para o cuidado com o bem-estar, como uma alimentação equilibrada, o respeito às horas de sono necessárias e a hidratação adequada.