Mabel promete mais UTIs nos próximos dias
Após uma reunião de emergência, realizada nesta segunda-feira (25/11), sobre a falta de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), em Goiânia, o prefeito eleito Sandro Mabel (UB) que mais UTIs estarão disponíveis já nos próximos dias. A declaração foi dada depois que quatro pessoas morreram por falta de vagas, na capital. Mabel afirmou que, mesmo faltando […]
Após uma reunião de emergência, realizada nesta segunda-feira (25/11), sobre a falta de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), em Goiânia, o prefeito eleito Sandro Mabel (UB) que mais UTIs estarão disponíveis já nos próximos dias. A declaração foi dada depois que quatro pessoas morreram por falta de vagas, na capital.
Mabel afirmou que, mesmo faltando um pouco mais de 30 dias para começar seu governo, tem trabalhado para minimizar os problemas da cidade, como é o caso da saúde.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SES-GO) disse que Goiânia tem quase 200 leitos e que mais 20 devem ser abertos na Santa Casa de Misericórdia nos próximos dias. No entanto atribui a falta de vagas à “sobrecarga da regulação estadual, que estrapolam a capacidade municipal”.
Leia mais: Dino exige que cemitérios voltem a cobrar taxas de antes da privatização
Fornecedores também tem tido dificuldades para receber pagamentos. De acordo com a SES-GO, a dívida da pasta é de R$ 139 milhões, mas o Ministério Público de Goiás (MP-GO) estima que o valor ultrapasse R$ 250 milhões.
Segundo o prefeito eleito, um acordo foi feito entre o Estado e município para garantir os pagamentos aos fornecedores. Ele espera que ainda esta semana 40 leitos de UTI fiquem disponíveis.