Márcio Correa articula escolha do secretariado e captação de recursos
Suplente de deputado federal, que foi eleito para o comando da cidade de 2025 a 2028, tem se movimentado na tentativa de formar alianças e ampliar o acesso a programas e recursos federais
O prefeito eleito pelo município de Anápolis, Márcio Correa (PL), tem seguido os moldes de articulação dos gestores eleitos na capital, Goiânia, e na vizinha Aparecida, Sandro Mabel (UB) e Leandro Vilela (MDB), respectivamente.
Uma fonte próxima ao futuro gestor da cidade disse à reportagem do O HOJE que o empenho de Correa neste momento passa, basicamente, por dois eixos centrais. O primeiro deles consiste na abertura de diálogo acerca dos cargos que serão ocupados no alto escalão da administração municipal. O segundo, por sua vez, passa pela captação de recursos e pelo firmamento de parcerias que possam viabilizar o desenvolvimento da cidade já nos primeiros meses de mandato.
Ainda que se movimente de maneira discreta em relação à formação de um time sólido que entrará em campo no ano que vem, Correa tem participado de reuniões com figuras estratégicas para tratar do assunto. A mais recente delas foi com o senador da República e presidente do PSD em Goiás, Vanderlan Cardoso.
Em um encontro com o congressista, acompanhado, inclusive, do deputado federal Ismael Alexandrino, foi acordado que o PSD terá participação garantida no primeiro escalão da gestão municipal. O nome do indicado e a pasta que será destinada a abrigar o grupo, porém, seguem passíveis de definição. A expectativa é que tudo seja anunciado em dezembro, quando faltarão — é o que estimam — apenas detalhes pontuais a serem ajustados.
O próximo prefeito de Anápolis também garantiu que a partir do momento em que tomar posse, em janeiro de 2025, vai recriar a secretaria de Esportes, que foi reduzida a uma diretoria pela atual administração do município. Apesar da confirmação durante o encontro com os dirigentes do PSD, não se sabe, ainda, se a pasta será destinada ao comando do partido encabeçado em Goiás por Cardoso.
Um outro ponto destacado por Correa e que, segundo interlocutores, já tem sido alvo de atenção especial por parte do prefeito eleito, passa pela viabilização de recursos e parcerias que possam garantir o desenvolvimento estratégico da cidade já no primeiro ano de mandato.
Leia mais: Os cotados para as secretarias de Goiânia, Anápolis e Aparecida
Nesse contexto, Márcio disse que tanto Vanderlan quando Alexandrino terão uma função estratégica. “Ambos serão peças-chave para destravar emendas e atrair recursos que beneficiarão a cidade”, declarou o gestor no encontro realizado no início da semana.
Vanderlan se comprometeu, assim como Alexandrino, a trabalhar como aliado do município de Anápolis. “A competência e o empenho de Márcio Correa nos dão a certeza de que os benefícios destinados ao município serão bem aplicados”, disse o senador em um trecho de seu discurso.
Recentemente, o prefeito eleito também esteve em Brasília para tratar sobre o acesso a recursos para o ano que vem. Ele esteve com o ministro das Cidades, Jader Filho (MDB). Um dos pontos debatidos passa pelo sistema de drenagem urbana do município.
Mas não só: Márcio, que além de prefeito eleito é também suplente de deputado federal, também abordou temas como a ampliação da participação do município no programa Minha Casa Minha Vida, um importante programa social voltado à habitação das famílias de baixa renda.