Lira critica declarações do CEO do Carrefour e cobra retratação
Presidente da Casa baixa do Congresso Nacional criticou as declarações do representante da empresa acerca da qualidade da carne exportada
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), discursou na abertura do evento CNC Global Voices, promovido pela Confederação Nacional do Comércio e outras entidades. Ao assumir a palavra, o presidente da Casa baixa do Congresso Nacional criticou as declarações do representante da empresa Carrefour acerca da qualidade da carne exportada.
“Não é possível que o CEO de um grupo importante como o Carrefour não se retrate de uma declaração de praticamente não contratar as proteínas animais advindas e oriundas da América do Sul. O Brasil, como o Congresso Nacional, como os empresários e a população, tem que dar uma resposta clara”, cobrou o Legislador.
O anúncio do CEO global do Carrefour, Alexandre Bompard, na última quarta-feira (20), de boicotar carnes dos países do Mercosul, gerou reação imediata no Brasil. A decisão foi uma resposta às pressões do agronegócio francês contra o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia, sob alegação de regras ambientais desiguais.
Leia mais: Boicote ao Carrefour gera suspensão de fornecimento de carne por frigoríficos brasileiros
No dia seguinte, a JBS, maior fornecedora de carne ao Carrefour no Brasil, com 80% do mercado da rede, suspendeu suas entregas. Outros frigoríficos, como a Masterboi, seguiram a mesma decisão, interrompendo a entrega de toneladas de carne.
O Carrefour Brasil, que tentou se distanciar das declarações do CEO francês, negou que haja desabastecimento imediato, mas especialistas alertam que o impacto será sentido em breve, especialmente na venda de carne in natura, cuja reposição é feita diariamente. Autoridades brasileiras, como o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, e representantes do agronegócio, criticaram duramente o boicote.