O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

terça-feira, 26 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Boicote

Lira critica declarações do CEO do Carrefour e cobra retratação

Presidente da Casa baixa do Congresso Nacional criticou as declarações do representante da empresa acerca da qualidade da carne exportada

Postado em 26 de novembro de 2024 por Felipe Cardoso
Arthur Lira foto Agência Câmara de Notícias
Arthur Lira foto Agência Câmara de Notícias

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), discursou na abertura do evento CNC Global Voices, promovido pela Confederação Nacional do Comércio e outras entidades. Ao assumir a palavra, o presidente da Casa baixa do Congresso Nacional criticou as declarações do representante da empresa Carrefour acerca da qualidade da carne exportada.

“Não é possível que o CEO de um grupo importante como o Carrefour não se retrate de uma declaração de praticamente não contratar as proteínas animais advindas e oriundas da América do Sul. O Brasil, como o Congresso Nacional, como os empresários e a população, tem que dar uma resposta clara”, cobrou o Legislador.

O anúncio do CEO global do Carrefour, Alexandre Bompard, na última quarta-feira (20), de boicotar carnes dos países do Mercosul, gerou reação imediata no Brasil. A decisão foi uma resposta às pressões do agronegócio francês contra o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia, sob alegação de regras ambientais desiguais.

Leia mais: Boicote ao Carrefour gera suspensão de fornecimento de carne por frigoríficos brasileiros

No dia seguinte, a JBS, maior fornecedora de carne ao Carrefour no Brasil, com 80% do mercado da rede, suspendeu suas entregas. Outros frigoríficos, como a Masterboi, seguiram a mesma decisão, interrompendo a entrega de toneladas de carne.

O Carrefour Brasil, que tentou se distanciar das declarações do CEO francês, negou que haja desabastecimento imediato, mas especialistas alertam que o impacto será sentido em breve, especialmente na venda de carne in natura, cuja reposição é feita diariamente. Autoridades brasileiras, como o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, e representantes do agronegócio, criticaram duramente o boicote.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também