O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 2 de dezembro de 2024
"Retorno voluntário"

Itamaraty nega deportação de brasileiros pelo Reino Unido

The Guardian, que revelou que 629 brasileiros – incluindo 109 crianças – foram enviados de volta ao Brasil em três voos realizados entre agosto e setembro deste ano

Postado em 1 de dezembro de 2024 por Bruno Goulart
Itamaraty nega deportação de brasileiros pelo Reino Unido
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O governo brasileiro refutou neste domingo (1º/12) a informação de que mais de 600 brasileiros teriam sido deportados do Reino Unido nos últimos meses.

A declaração foi uma resposta à reportagem publicada pelo jornal britânico The Guardian, que revelou que 629 brasileiros – incluindo 109 crianças – foram enviados de volta ao Brasil em três voos realizados entre agosto e setembro deste ano.

Deportação de brasileiros

Segundo o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, os voos foram organizados como parte do Programa de Retorno Voluntário (VRS, na sigla em inglês), mantido pelo Departamento do Interior britânico. A operação utilizou voos comerciais e ofereceu auxílio aos participantes, que teriam optado por retornar de forma voluntária.

“O VRS oferece passagens aéreas para os migrantes que desejam retornar a seus países de origem, além de auxílio financeiro para se restabelecerem em suas cidades natais”, informou o Itamaraty em nota oficial. O programa foi apresentado pelo Reino Unido como uma alternativa para migrantes em situação irregular que desejavam regularizar sua saída do país.

Leia mais: Reino Unido deporta mais de 600 brasileiros; 109 são crianças

O governo brasileiro justificou a autorização para a participação de seus cidadãos no programa alegando que a proposta britânica está alinhada com os princípios da assistência consular. “O consentimento brasileiro ao programa baseia-se no requisito de que a participação dos nacionais é voluntária e poderá ser revisto, a qualquer tempo, caso esses termos sejam alterados”, destacou o comunicado oficial.

De acordo com a reportagem do The Guardian, o número de brasileiros envolvidos na operação é inédito e reflete a intensificação das medidas britânicas contra a imigração ilegal. A inclusão de 109 crianças no grupo deportado chamou atenção, uma vez que muitas delas já estavam matriculadas em escolas do Reino Unido.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também