Rui Costa afirma que reação do mercado ao Governo é “ataque especulativo” contra a moeda nacional
Rui Costa afirma que há uma desconexão entre o mercado e a realidade da economia brasileira
Nesta tarde da última quarta-feira (4), o ministro da Casa Civil, Rui Costa, criticou as recentes pressões do mercado financeiro contra o governo federal como um “ataque especulativo” contra a moeda nacional. De acordo com o ministro, ele relatou uma desconexão entre o setor financeiro com a realidade da economia brasileira durante o Conselho Consultivo do Sistema Brasileiro de Inteligência, em Brasília.
“Vivemos duas realidades no país. A da vida real, da economia real, que cresceu 3,2% no ano passado; vai crescer 3,5% [em 2024] e [que registrou] o menor [nível de] desemprego da série histórica. Por outro lado, temos um cenário imaginário, de especuladores, que não dá para compreender. De pessoas que colocam o desejo de auferir lucros extraordinários, tentando elevar artificialmente o preço do dólar [e, consequentemente, encarecer] as condições de vida das pessoas”, afirma.
Leia também: Goiânia tem novo secretário de Saúde após rápida passagem de Cynara Mathias
Além disso, Costa relacionou essa desconexão e estes ataques com a chegada das eleições de 2026 que devem ter os impostos como pauta. Sobre isso, informou um “perfil político” destes um ataques que usam a pressão do mercado como ataques políticos.