Brasil esvazia embaixada na Síria até situação se estabilizar
Orientação do Itamaraty é para que os brasileiros busquem sair do país enquanto o aeroporto local permanece acessível
Por decisão do Itamaraty, o Brasil esvaziou a embaixada em Damasco, capital da Síria nesta segunda-feira, 9. A decisão foi tomada em meio ao clima de tensão que pauta o país desde a deposição do ditador Bashar al-Assad.
Conforme mostrado pelo jornal Metrópoles, o ministério das Relações Exteriores disse que a evacuação dos diplomatas brasileiros está em curso e que deve ser concluída nas próximas horas.
A reportagem do O Hoje mostrou no último final de semana que o Ministério das Relações Exteriores do Brasil expressou preocupação diante da intensificação dos confrontos na Síria, recomendando que cidadãos brasileiros presentes no país procurem deixar o território o quanto antes.
A orientação foi divulgada em um comunicado oficial no último sábado (7), enfatizando a necessidade de cautela e destacando o monitoramento contínuo da situação em Damasco, capital síria, onde está localizada a embaixada brasileira.
Leia mais: Bashar al-Assad renuncia e deixa a Síria após 24 anos no poder
Entre as orientações do Itamaraty, está a sugestão para que os cidadãos brasileiros busquem sair do país enquanto o aeroporto local permanece acessível. O Ministério também reforçou a necessidade de atualizar os dados pessoais junto à embaixada em Damasco, incluindo informações como documentos, para facilitar a assistência e o acompanhamento em situações emergenciais.