Pequenos negócios impulsionam economia e empregos em Goiás
Somente em 2024 o estado de Goiás teve mais de 96 mil novas empresas registradas
O estado de Goiás apresenta números expressivos das micro e pequenas empresas (MPEs) sendo elas participantes ativas no desenvolvimento econômico do estado. Isso porque dados apresentados pelo Sebrae Goiás anunciam um crescimento de 24% na abertura de novos negócios em relação a 2023, com 96 mil novas empresas registradas, sendo que 75% delas são classificadas como micro e pequenas.
Esse movimento também impactou o mercado de trabalho, gerando mais de 55 mil novos postos formais até setembro, o que deixa destacado um aumento de 18% no mesmo período do ano passado.
As MPEs, estão representando 94% das empresas ativas em Goiás, o que consolida sua liderança ao gerar 67% dos empregos formais no estado e ainda contribuir com 38% do PIB do estado em 2024. Esses resultados fazem parte de estratégias que priorizam a interiorização das ações e o fortalecimento de uma rede de apoio que chega a empreendedores em todos os municípios goianos e mais de 600 povoados.
Esses números significativos também estão ligados à parte financeira das empresas, porque uma queda no número de empresas com dívidas ativas foi destacada, os dados divulgados informam que houve queda de 25% para 20% das empresas goianas que têm dívidas ativas neste ano de 2024.
Para José Mário Schreiner, presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Goiás, os números demonstram o impacto das iniciativas voltadas aos pequenos negócios. “Onde houver um empreendedor, o Sebrae estará presente para apoiá-lo. Graças a programas como Cidade Empreendedora, Território Empreendedor e Educação Empreendedora, conseguimos alcançar 1,1 milhão de atendimentos em menos de dois anos, com a meta de chegar a 2 milhões até 2026”, destacou Schreiner.
O atendimento personalizado é um diferencial que tem contribuído para a confiança dos empreendedores nas soluções oferecidas. Antônio Carlos de Souza Lima Neto, superintendente da instituição, ressaltou o resgate do atendimento presencial, que em 2024 correspondeu a 72% das interações. “Esse contato direto nos permite entender as principais dores dos empreendedores e oferecer soluções personalizadas que impulsionam os negócios em diferentes setores, como comércio, serviços, agro e indústria”.
Entre as diversas ações de destaque realizadas pelo Sebrae Goiás em 2024 está o “Guia Prático sobre Simplificação da Abertura de Empresas e Compras Governamentais”. O documento, que foi nacionalizado e entregue ao vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, coloca Goiás em evidência como referência no apoio ao empreendedorismo. Além disso, parcerias com o Governo do Estado e prefeituras locais têm fortalecido o ambiente de negócios e promovido a inclusão de pequenas empresas em políticas públicas de incentivo.
No cenário de empresas em Goiás terão desafios para 2025 que são a expansão de programas estratégicos, como o Cidade Empreendedora, e a implementação de iniciativas inovadoras que integrem tecnologias emergentes, como inteligência artificial e metaverso, ao cotidiano dos negócios.
Segundo Marcelo Lessa, diretor técnico do Sebrae Goiás, a meta é atender 90 mil empreendimentos com consultorias personalizadas. “Vamos levar inovação e soluções sustentáveis aos pequenos negócios para que continuem a crescer e gerar impactos positivos”, disse.
Outro foco para o próximo ano será a inclusão social e a sustentabilidade. A instituição planeja implementar ações voltadas a pessoas com deficiência ou transtornos como autismo, além de fomentar práticas de negócios sustentáveis por meio da agenda ESG (Ambiental, Social e de Governança).
João Carlos Gouveia, diretor de administração e finanças, destacou que a adoção dessas práticas não é apenas uma questão de conformidade, mas um diferencial competitivo.
Com 790 mil micro e pequenas empresas ativas, Goiás se consolida como um dos estados mais promissores para pequenos empreendedores no Brasil. O trabalho do Sebrae Goiás tem sido fundamental para criar um ambiente favorável ao desenvolvimento desses negócios, que seguem liderando a abertura de empresas e a geração de empregos. A expectativa para 2025 é de continuidade no crescimento e na consolidação de Goiás como referência nacional no apoio ao empreendedorismo.
Leia mais: Mercosul e União Europeia celebram acordo comercial após 25 anos de negociações