O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

terça-feira, 10 de dezembro de 2024
PublicidadePublicidade
Políticas Públicas

Mabel busca o apoio das cooperativas

Prefeito eleito já se reuniu com representantes do setor; presidente da OCB-GO afirma que a expectativa é a “melhor possível”

Postado em 10 de dezembro de 2024 por Thiago Borges
Mabel busca o apoio das cooperativas
Foto: Divulgação

Em meio às tantas promessas feitas durante a campanha eleitoral, o prefeito eleito Sandro Mabel (União Brasil) tem intensificado sua agenda com os diversos setores do empresariado goiano. Mabel já se reuniu com os representantes das cooperativas goianienses, a fim de trocar propostas e firmar parcerias com sua futura gestão. 

Em contato com a reportagem do jornal O HOJE, o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras de Goiás (OCB-GO), Luís Alberto, tratou da expectativa dos cooperativistas com a futura gestão goianiense e sobre as possíveis parcerias entre a prefeitura que será comandada por Mabel e as cooperativas, que já iniciaram suas tratativas. 

“Nossa expectativa é a melhor possível. Nós já nos colocamos à disposição do prefeito eleito para colaborar com suas políticas públicas. Nós achamos que podemos colaborar em vários setores. Por exemplo, no setor do crédito, nós podemos trabalhar com a concessão de microcrédito para os microempreendedores e pequenas empresas de Goiás, numa parceria da prefeitura, cooperativa de crédito e a GarantiGoiás [Associação de Garantia de Crédito de Goiás] para poder oferecer crédito barato para os microempreendedores e pequenos empresários da cidade”, disse Luís. 

Além disso, o presidente da OCB-GO citou as frentes de atuação das cooperativas de saúde, que podem fornecer serviços médicos, de enfermeiros e de home care para a prefeitura, podendo substituir as contratações diretas do município ou por meio da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD). Alberto também citou a reciclagem: “Nós podemos fazer um amplo programa de coleta seletiva”, garantiu o presidente. Ele afirmou que tal medida pode estimular as pessoas a separarem o lixo, dizendo que o próprio prefeito eleito acenou para possibilidade de remunerar as cooperativas que retirarem o lixo reciclado dos pontos de coleta e na aquisição de equipamentos. 

Luís também garantiu que pode acontecer uma participação direta das “cooperativas operacionais, que podem ajudar na questão das moradias populares, as cooperativas de agricultura familiar, que podem ajudar no oferecimento de merenda escolar para as escolas do município”, constatou. O presidente da OCB também ressaltou a possibilidade de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação, “para levar o empreendedorismo e o cooperativismo para as escolas municipais, aumentando a cultura do cooperativismo”. 

Reunião

O prefeito eleito se reuniu com dirigentes de diferentes ramos cooperativistas. O encontro aconteceu na última semana, na Sede do Sistema da OCB-GO, na capital goiana. Por lá, Mabel e os dirigentes discutiram formas para colaboração entre a prefeitura e as cooperativas. 

Durante a reunião, o tom da conversa de Mabel com os dirigentes permeou entre propostas do prefeito eleito, que citou cooperativas, que atuam em diversas áreas, para ajudar o empresário que pretende enxugar os gastos do Paço, e para isso conta com o apoio das cooperativas. 

Luís Alberto, que também participou da conversa com Sandro, explicou que não foi fechado nenhum acordo, mas as conversas iniciaram. “Ele [Mabel] nos provocou a apresentar soluções. Já teve cooperativo de saúde conversando com a equipe de transição. Já pedi um estudo para a gente trabalhar o microcrédito para os empreendedores da capital e também vamos fazer um projeto na questão da reciclagem para apresentar para eles. Agora, nós vamos apresentar soluções e ele certamente vai avaliar aquilo que é possível, que é interessante e começar a aplicar”, contou. (Especial para O Hoje)

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também