Oito ministros do STF atuarão durante o recesso; entenda como será
Ministros do STF continuam trabalhando em processos e plantões durante o recesso
Durante o recesso do Supremo Tribunal Federal (STF), que vai de 20 de dezembro a 31 de janeiro, oito ministros continuarão trabalhando. Alexandre de Moraes, André Mendonça, Gilmar Mendes e Dias Toffoli seguirão atuando normalmente em todos os seus processos.
Os ministros Luís Roberto Barroso e Edson Fachin, presidente e vice-presidente da Corte, se alternarão no plantão, com Barroso responsável pelo período de 20 de dezembro a 19 de janeiro, e Fachin assumindo de 20 de janeiro até o fim do mês.
Cristiano Zanin e Flávio Dino atuarão em casos específicos. Zanin ficará à frente das investigações sobre esquemas de venda de sentenças envolvendo gabinetes do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e de tribunais de Justiça de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Já Dino se concentrará em processos relacionados à transparência das emendas parlamentares e medidas de proteção ambiental, com foco na Amazônia e Pantanal.
Durante o recesso, qualquer demanda urgente nos processos dos ministros Nunes Marques, Luiz Fux e Cármen Lúcia será remetida aos plantões de Barroso e Fachin. O Judiciário retornará ao seu funcionamento normal a partir de 1º de fevereiro.