O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 28 de dezembro de 2024
PublicidadePublicidade
Clima

Goiás tem alerta de chuvas intensas no fim de semana

Na capital, a estimativa é de chuva isolada, com temperatura máxima podendo chegar aos 31ºC

Postado em 21 de dezembro de 2024 por Letícia Leite
Na capital, a estimativa é de chuva isolada, com temperatura máxima podendo chegar aos 31ºC. Foto: Alexandre Paes

O penúltimo final de semana do ano em Goiás chegou com um aviso de sol e variação de nebulosidade, com o avanço de uma nova frente fria, de acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), as chuvas poderão vir no formato de tempestades, acompanhadas de rajadas de vento e descargas atmosféricas. Para a capital, a estimativa é de chuva isolada, com temperatura máxima podendo chegar aos 31ºC e umidade relativa do ar variando entre 55% a 95%.

Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), neste sábado (21), a capital goiana poderá ver os termômetros alcançarem até 32°C durante este período. Já no domingo (22), segue nublado com chuva, com temperatura de até 30°C. 

As chuvas, que se tornam mais frequentes e ajudam a aliviar o calor, podem ser acompanhadas por ventos que podem atingir de 40 a 80 km/h. Esse quadro é favorecido pela alta umidade do ar, que deverá variar entre 50% e 100%.

O alerta de chuvas fortes abrange todo o estado de Goiás, principalmente nas regiões do sudoeste e sul. Para a próxima semana, a previsão indica que as chuvas devem continuar.

Bem-vindo verão

A estação primavera que iniciou às 09h44h do dia 22 de setembro de 2024 está terminando e a estação verão inicia-se às 06h20 deste sábado, 21 de dezembro, de 2024 é vai até o dia 20 de março de 2025. 

A estação verão compreende os meses, janeiro, fevereiro e março, neste período os dias são mais longos que as noites (solstício de verão), ocorrem mudanças rápidas nas condições diárias do tempo, levando a ocorrência de chuvas de curta duração e forte intensidade, principalmente no período da tarde. 

Uma outra característica, com o aumento da temperatura do ar sobre o continente combinada com a umidade, proveniente de frentes frias ou da região norte do Brasil, podem provocar chuvas no formato de tempestades, com isso acompanhadas por raios, rajadas de vento e eventualmente granizo.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também