Quem são os expoentes de Caiado para os legislativos
A sua esposa, o seu secretário de infraestrutura e o seu chefe do gabinete particular podem fazer parte do seu time titular
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), prepara os futuros expoentes das casas legislativas. Os principais são: Gracinha Carvalho Caiado para o Senado, Pedro Sales para a Câmara dos Deputados e Alex Godinho Martins para a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego). A esposa, o secretário de infraestrutura do seu governo e o chefe do seu gabinete particular fazem parte do círculo de pessoas próximas que cercam e estruturam os laços com a sociedade goiana. Indícios demonstram que o projeto de Caiado para 2026 já começou, mas, até lá, tudo pode mudar.
A primeira dama de Estado, Gracinha Caiado, se apresenta como “advogada, produtora rural, mãe das ursinhas e esposa do melhor governador do Brasil”. Acompanha o marido em eventos oficiais e utiliza como acessório o sorriso e a simpatia, no entanto não possui apenas isso. Pelo anúncio do marido, também tem a confiança do chefe do executivo estadual. A Gracinha será um dos tentáculos de Ronaldo Caiado no Senado e estará nos planos de uma dominação mais profunda da casa legislativa do futuro presidente do Brasil – caso tenha condições para isso.
Por outro lado, o futuro de seu secretário, Pedro Sales, como titular da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) pode estar com os dias contados mesmo com a eleição do sucessor do atual governador de Goiás. Como mandante de uma pasta criada em 2023, Sales tem um perfil mais técnico, é advogado, especialista em direito tributário. É mestre em Direito Constitucional pelo Instituto Brasiliense de Direito Público e funcionário de carreira do Supremo Tribunal Federal (STF).
Leia mais: Lula abre mão do PT em reforma ministerial que pode minar Caiado
De acordo com o perfil oficial, foi assessor parlamentar do então senador Ronaldo Caiado e integrou, em 2018, a equipe de transição de governo. Durante a primeira gestão Caiado, esteve à frente da Secretaria de Estado da Administração (Sead) e da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego). Também presidiu por mais de três anos a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) e, durante dois anos, presidiu o conselho fiscal da Saneago.
Em 2023, concentrou a formulação e promoção de políticas públicas de habitação e obras, além de efetuar o monitoramento da execução e do uso dos recursos destinados a essa finalidade. Sales acumulou a presidência da Agência Goiana de Habitação (Agehab) também. Ainda, sob a responsabilidade do secretário, esteve o Fundo de Infraestrutura (Fundeinfra). Dessa forma, coube ao Pedro Sales a organização administrativa e contábil para a implementação do fundo criado no final de 2022 como contribuição voluntária de segmentos do agronegócio para custear obras de melhoria da malha viária estadual.
A dominação do técnico de Ronaldo Caiado não tem fim, conforme determina a reforma administrativa no começo do seu mandato, a Seinfra teve, sob sua jurisdição, a Agehab, Goinfra, Saneago e Codego, esta última empresa de economia mista ligada ao Estado. Com tanto poder, também vem grandes responsabilidades. O secretário fará parte do projeto de Caiado para aumentar sua influência na Câmara dos Deputados.
Por fim, até o Chefe de Gabinete Particular do Governador não escapou. De acordo com o perfil oficial, Alex Godinho Martins, nascido em 23 de fevereiro de 1980 e natural da Cidade de Goiás. É graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás (UFG), em 2004. Iniciou sua trajetória em 2019, junto com Ronaldo Caiado, como seu assessor direto. Atualmente ocupa a função de Chefe de Gabinete Particular do Governador. Entrou nos planos do chefe e fará parte da Assembleia Legislativa de Goiás, como um braço funcional e submisso, compondo um dos tentáculos de dominação política.
Assim, o governador de Goiás inicia sua ambiciosa jornada à presidência da república, colocando pessoas de confiança para compor os círculos de poder.