Goiânia é a única capital com Câmara presidida pelo PRD; PSD lidera no País
União Brasil do governador Ronaldo Caiado comanda três, assim como PL, PSDB e PSB
A Câmara de Goiânia é o único legislativo municipal presidido pelo PRD, fusão do Patriota e PTB. No caso, trata-se do presidente Romário Policarpo, que se reelegeu para o quarto mandato. A eleição, que ocorreu após a cerimônia de posse do prefeito Sandro Mabel (União Brasil), não teve surpresas.
Vale citar que Romário é o primeiro presidente a exercer a função quatro vezes. Isso, graças a uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Isso, porque a Corte colocou como 7 de janeiro de 2021 um marco temporal para eleições de mesas diretoras no Legislativo. Assim, a quarta disputa de Policarpo conto apenas como segunda. Ou seja, a reeleição que valerá pelo biênio 2025/2026.
Já o partido com mais presidentes entre as 26 Câmaras de Capital (o Distrito Federal não tem esse Legislativo) é o PSD. A legenda ocupa João Pessoa (PB), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ) e Aracaju (SE). Não por acaso, foi a sigla com mais prefeitos eleitos no pleito de 2024.
Em números de prefeitos eleitos pelo País, o PSD lidera com 891. O MDB vem em segundo lugar, com 864, enquanto o PP aparece em terceiro lugar, com 752. O União Brasil elegeu 591, o PL 517, o Republicanos 440 e o PSB 312. Completam a lista de vitoriosos o PSDB, que conquistou 276 cadeiras do Executivo municipal neste ano, e o PT, que garantiu 252 prefeituras. Os demais fizeram 674.
Três presidências de capitais e mais
O União Brasil do governador Ronaldo Caiado tem três presidências de Câmaras Municipais de capitais. São elas: Rio Branco (AC), Macapá (AP) e São Paulo (SP), a maior do País. Também conseguiram a liderança de três parlamentos: o PL – Maceió (AL), Cuiabá (MT) e Porto Alegre (RS) –, o PSDB – Salvador (BA), Campo Grande (MS) e Porto Velho (RO) – e o PSB – Fortaleza (CE), São Luís (MA) e Recife (PE).
Leia mais: Senado pode ser menos receptivo a Lula que na era Pacheco
Já com duas lideranças em parlamentos de Capitais estão o PP, MDB e Republicanos. O primeiro tem os progressistas têm Vitória (ES) e Natal (RN); os emedebistas Belém (PA) e Florianópolis (SC); e os republicanos Boa Vista (RR) e Palmas (TO). Por fim, o Avante conquistou a presidência em Manaus (AM), o PDT em Teresina (PI), o Podemos em Belo Horizonte e o PRD, como já citado, em Goiânia.
Presidentes de Câmara de cada capital
- Rio Branco (AC) – Joabe Lira (União Brasil)
- Maceió (AL) – Chico Filho (PL)
- Macapá (AP) – Pedro Dalua (União Brasil)
- Manaus (AM) – David Reis (Avante)
- Salvador (BA) – Carlos Muniz (PSDB)
- Fortaleza (CE) – Leo Couto (PSB)
- Vitória (ES) – Anderson Gogi (PP)
- Goiânia (GO) – Romário Policarpo (PRD)
- São Luís (MA) – Paulo Victor (PSB)
- Cuiabá (MT) – Paulo Pinto Calil (PL)
- Campo Grande (MS) – Papy (PSDB)
- Belo Horizonte (MG) – Professor Juliano Lopes (Podemos)
- Belém (PA) – John Wayne (MDB)
- João Pessoa (PB) – Dinho (PSD)
- Curitiba (PR) – Tico Kuzma (PSD)
- Recife (PE) – Romero Jatobá (PSB)
- Teresina (PI) – Enzo Samuel (PDT)
- Rio de Janeiro (RJ) – Carlo Caiado (PSD)
- Natal (RN) – Eriko Jácome (PP)
- Porto Alegre (RS) – Comandante Nádia (PL)
- Porto Velho (RO) – Gedeão Negreiros (PSDB)
- Boa Vista (RR) – Genilson Costa (Republicanos)
- Florianópolis (SC) – João Cobalchini (MDB)
- São Paulo (SP) – Ricardo Teixeira (União Brasil)
- Aracaju (SE) – Ricardo Vasconcelos (PSD)
- Palmas (TO) – Marilon Barbosa (Republicanos)
Partidos com mais presidentes em Câmara Municipais