O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

terça-feira, 4 de fevereiro de 2025
Inquérito do golpe

v

Ministro do STF seguiu com parecer da Procuradoria-Geral da República

Postado em 4 de fevereiro de 2025 por Thiago Borges
Moraes arquiva pedido e Tarcísio não é incluído nas investigações do inquérito golpista
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou nesta segunda-feira (3) o arquivamento de um pedido para que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), fosse investigado no inquérito do golpe, que apura uma tentativa de golpe de Estado durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Moraes seguiu com o parecer do procurador-geral da República, Paulo Gonet, que, no mês passado, opinou contra o pedido. “Acolho a manifestação da Procuradoria-Geral da República e defiro o arquivamento desta investigação”, escreveu o ministro, em decisão publicada nesta segunda.

O pedido para que Tarcísio fosse incluído na investigação partiu da bancada feminina do PSOL, na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Os requerentes foram motivados por um relatório da Polícia Federal (PF) que atesta a presença de Tarcísio no Palácio da Alvorada no dia 19 de novembro de 2022 – data da reunião que discutiu a “minuta do golpe”, o decreto que impediria a posse de Lula.

Leia mais: Malafaia elogia “pragmatismo” de Bolsonaro em apoiar Motta e Alcolumbre

Entretanto, a PGR entendeu que o partido não apontou nenhum fato novo que demonstrasse participação de Tarcísio na reunião e nem que ele tomou parte em uma tentativa de golpe. Além disso, a presença do governador no Palácio já era de conhecimento de Alexandre de Moraes.

Com informações da Agência Brasil

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também