O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

terça-feira, 11 de fevereiro de 2025
PublicidadePublicidade
Inelegibilidade

MPE recomenda absolvição de chapa do UB em caso de abuso de poder político

Parecer defende que condutas não comprometeram legitimidade das eleições de 2024 em Goiânia

Postado em 10 de fevereiro de 2025 por Bruno Goulart
MPE recomenda absolvição de Chapa do UB em caso de abuso de poder político
Foto: Divulgação

O Ministério Público Eleitoral (MPE) emitiu parecer favorável à absolvição à “chapa do União Brasil”, composta pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado e o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, condenados por abuso de poder político nas eleições de 2024.

Em dezembro, a 1ª Zona Eleitoral de Goiânia havia imposto aos dois a pena de inelegibilidade por oito anos, além de multas de R$ 60 mil para Caiado e R$ 40 mil para Mabel. A condenação foi baseada na realização de dois jantares no Palácio das Esmeraldas durante o segundo turno das eleições, com a participação de 28 vereadores e suplentes eleitos, em apoio à candidatura de Mabel.

Leia mais: Novo presidente do TRT de Goiás elogia Caiado por avanços na Segurança Pública

No recurso que tramita no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), o MPE argumentou que as condutas investigadas “não se revestiram de gravidade suficiente para comprometer a normalidade e legitimidade das eleições”.

O procurador regional eleitoral Marcello Wolff, responsável pelo parecer, destacou que o apoio eleitoral de Caiado e dos vereadores, embora relevante, não pode ser confundido com abuso de poder. Ele pediu a reforma da sentença, alegando “desproporcionalidade quanto à gravidade dos fatos”.

O MPE ressaltou que a análise da gravidade das condutas deve considerar o contexto e a magnitude da disputa, sem necessariamente vincular o ato ao resultado eleitoral. O parecer foi encaminhado à relatoria do TRE-GO, que decidirá sobre o caso.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também