O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025
PublicidadePublicidade
Queda Ibovespa

Ibovespa recua após inflação nos EUA superar expectativas

Índice brasileiro é pressionado por dados inflacionários norte-americanos acima do previsto

Postado em 12 de fevereiro de 2025 por Herbert Alencar
Capa portal 9 1
Foto: Reprodução Canva

O Ibovespa operava em queda nesta quarta-feira, refletindo a divulgação de dados de inflação nos Estados Unidos que superaram as expectativas do mercado. O Departamento do Trabalho dos EUA informou que o Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) subiu 0,5% em janeiro, após alta de 0,4% em dezembro. No acumulado de 12 meses, o CPI avançou 3,0%, acima da projeção de 2,9% dos economistas consultados pela Reuters.

A inflação acima do esperado reforça a mensagem do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, de que não há pressa em retomar cortes na taxa de juros nos EUA. Essa perspectiva pressionou os mercados globais, incluindo o brasileiro. Por volta das 11h, o Ibovespa registrava queda de 1,43%, aos 124.714,60 pontos, com volume financeiro de 3,6 bilhões de reais.

Entre os destaques negativos do pregão estavam as ações da HAPVIDA ON, que recuavam 6,77% após três sessões consecutivas de alta, e da VIVARA ON, que caíam 5,04%, ampliando as perdas da véspera. Por outro lado, Carrefour Brasil figurava entre as poucas altas, impulsionado pelos planos do controlador de se tornar o único proprietário da operação brasileira.

No cenário doméstico, o IBGE divulgou que o volume de serviços recuou 0,5% em dezembro na comparação com novembro, contrariando expectativas de alta de 0,1%. Em relação ao mesmo mês do ano anterior, houve crescimento de 2,4%, abaixo da projeção de 3,5%.A combinação de dados inflacionários nos EUA e indicadores de atividade econômica no Brasil contribuiu para o movimento de queda do Ibovespa, refletindo a cautela dos investidores diante do cenário macroeconômico atual.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também