O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 15 de fevereiro de 2025
PublicidadePublicidade
Imposto de Renda

Haddad e Padilha divergem sobre isenção do Imposto de Renda

Chefe da equipe econômica garante que projeto saia antes do Carnaval, enquanto o ministro de Relações Institucionais afirmou que não existe prazo para matéria ir ao Legislativo

Postado em 14 de fevereiro de 2025 por Thiago Borges
Haddad e Padilha divergem sobre isenção do Imposto de Renda
Foto: Reprodução

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta quinta-feira (13) que o Poder Executivo planeja enviar, antes do carnaval, um projeto de lei (PL) que isenta aqueles que recebem até R$ 5 mil do pagamento do Imposto de Renda para o Legislativo.

A isenção para aqueles que ganham até R$ 5 mil é uma promessa de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O anúncio de Haddad vai na contramão de uma declaração do ministro de Relações Institucionais Alexandre Padilha, que recentemente afirmou que o projeto para isenção do Imposto de Renda não tinha prazo para ser enviado ao Congresso Nacional. 

Haddad declarou que a equipe econômica já concluiu a proposta de compensação da isenção do Imposto de Renda. A proposta já recebeu o aval de Lula. 

Além disso, o chefe da pasta econômica também garantiu que, dos três projetos tidos como prioridade do governo federal, dois serão encaminhados aos parlamentares rapidamente. Entre as matérias prioritárias, consta o novo crédito consignado privado. 

Leia mais: Comitiva goiana segue em busca de novas parcerias econômicas na Índia

A projeção é que o novo crédito consignado comece a operar até o dia 15 de março por meio do eSocial – plataforma do governo que registra informações previdenciárias e trabalhistas.

A nova modalidade de crédito não irá estabelecer um teto para taxa de juros, assim como faz o consignado disponível para os aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). As taxas de juro do novo crédito consignado privado serão reguladas por uma medida provisória. 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também